quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MENSAGEM DE DOMINGO DIA 23 DE JANEIRO DE 2011.

Texto: I Rs. 17. 8 - 12

8 ¶ Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo:
9  Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida.
10  Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber.
11  Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão.
12  Porém ela respondeu: Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos.

QUANDO A OBEDIÊNCIA TORNA AS COISAS MAIS DIFÍCEIS?

INTRODUÇÃO: A obediência só é conhecida quando ela nos custa alguma coisa. Jesus foi treinado na obediência. Ele sofreu por ser obediente e alcançou o maior dos triunfos que é o de ser o salvador de todos os homens que nele crer. A obediência, entretanto, pode tornar, momentaneamente, as coisas mais difíceis. O que pensar quando a obediência tornar as coisas mais difíceis?

1- É sinal de que vamos aprender alguma coisa nova.
         Nem sempre sabemos tudo que precisamos saber. Elias era profeta íntimo de Deus, mas não sabia tudo que precisava para viver;
         Quando se caminha com Deus estaremos sempre aprendendo coisas novas – um corvo pode sustentar um homem, uma viúva pobre e estrangeira pode cuidar de um profeta “puro sangue”...;
         Elias conhecia a Lei, mas o espírito da lei só era possível mediante revelação. O corvo não podia ser comido, mas isto não impedia de Deus usá-lo (Lv. 11. 13 – 15);
         Quando obedecemos a palavra de Deus, conhecemos os segredos de Deus (Sl. 25. 14).
2- É sinal de que Deus vai fazer um milagre – Irs. 17. 13 – 16
         A crise do profeta era um sinal de que um grande milagre ia acontecer. Perseguido por sua nação, viajante sem destino, estrangeiro numa terra pagã, e morando na casa de uma mulher viúva e pobre. O profeta estava vivendo uma grande crise, este é um terreno fértil para o milagre...;
         Hospedar um profeta nestas condições é se preparar para um grande milagre – V. 15, 16;
         Quando nossa obediência a Deus nos coloca em situações delicadas é sinal de que alguma coisa grande vai acontecer – I Rs. 17. 17 – 22;
         O poder de Deus se manifesta em situações impensáveis e econômicas (Mt. 16. 1 – 4 e At. 4. 23. 31).
3- É sinal de que a provação está chegando ao fim – I Rs. 18. 1
         Após um tempo de provações chegou o tempo da chuva de bênçãos – I Rs. 18. 1.
         Quando a situação se torna insuportável é sinal de que a luta está chegando ao fim – I Rs. 18. 2;
         A obediência de Elias foi premiada com uma revelação extraordinária para a nação. Vai chover de novo...
         A obediência mesmo diante do sofrimento nos prepara para sermos a boca de Deus na terra – Jr. 15. 19.
Conclusão: A obediência é uma experiência, absolutamente, vivencial. Não se adquire obediência assentado nos bancos da academia. Entretanto, se a obediência pode tornar a vida, momentaneamente, mais difícil; certamente estas aflições trarão consigo progresso espiritual e bênçãos extraordinárias. Portanto, vá em frente, permaneça firme e obedeça sempre!


11 comentários:

  1. Ser obediente parece coisa de uma sociedade arcaica. Parece mas não é. Obedecer é sinal de que temos referenciais sólidos e acreditamos em verdades absolutas. Qual seu conceito de obediência? Vamos fazer um debate? deixe aqui sua impressão!

    ResponderExcluir
  2. ser obediente e sinal de maturidade, humildade e crescimento, principalmente espiritual,pois quando somos desobedientes demonstramos que nao somos dignos do amor de Jesus, Ele foi obediente ate a morte e morte de cruz, para que nos podesemos ser perdoados por uma desobediençia herdada atraves de Adao, herança esta que nos levaria a morte, mas pela obediençia de Jesus fomos sarados;
    entretanto ha uma certa dificuldade em nos de obedecer os designos de Deus para nossas vidas, pois a nossa natureza pecaminoza a todo momento tende a querer se revelar, o que presisamos fazer e ser obedientes como esta viuva o fez; dar o que temos e fazer o nosso melhor entao o Senhor fara maravilhas em nosso meio.
    Abraço Milton D'Paula

    ResponderExcluir
  3. Vejo a obediência como a prova final, depois de todo aprendizado é preciso testar o conhecimento adquirido da mesma forma como Abraão foi testado, todos nós passamos por algum tipo de teste em determinados momentos da caminhada."Procura apresentar-te a Deus aprovado"

    ResponderExcluir
  4. mispedrocerqueira@ig.com.br15 de fevereiro de 2011 às 08:47

    A paz a todos irmão, Eu em um (belo dia) me encontrei encurralado por que não queria obedecer ao meu superior; Ali naquele dia Deus ou sei la o que foi me mostrou claramente ou obedece ou volta a estaca a zero pra lama mesmo amados. Foi o dia que senti a presença de Deus e tambem das trevas em minha vida em um só momento endoidei,chorei dei calundu no colo de Deus. Foi neste momento que Papai do ceu levantou um de seus anjos e este me ligou e me mostrou aonde é que estava a minha falha. Simples (OBEDIÊNCIA) a minha liderança aos meus superiores. Ai sim pude ter uma vida na presença de DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Aproveitando o debate sobre a obediência, pergunto aos colegas se a obediência é um fruto da caminhada com Deus ou é a base para a caminhada. Enfim a obediência gera a fé, ou a fé gera a obediência. O quem pensam sobre o assunto irmão Pedro, Irmão Milton, irmão Nandinho?

    ResponderExcluir
  6. Elaine de Fátima Meira17 de fevereiro de 2011 às 09:07

    Gostei muito do texto apresentando e de sua análise... Quanto ao debate, no meu entender a obediência é a base da caminhada com Deus. Porque a partir do momento que firmamos o compromisso com o Senhor, a obediência nos é cobrada a todo instante...

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela participação irmã Elaine. Coloco para os participantes, agora, o debate na seguinte perspectiva:A obediência é fruto da fé, ou a fé e fruto da obediência?

    ResponderExcluir
  8. A obediência é fruto da fé, se Adão e Eva tivesse acreditado e confiado em Deus, não teriam crido nas mentiras do Diabo e não teriam desobedecido a Deus.

    Quando um incrédulo se converte, ele crê primeiro e depois obedece.

    A obediência faz parte da caminhada, mas o fundamento da caminhada é a obediência a Deus,

    a obediência é a prova da nossa fé.

    ResponderExcluir
  9. ops...
    A obediência faz parte da caminhada, mas o fundamento da caminhada é a FÈ em Deus!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia irmãos é bom ver o interesse pela palavra nesse embate de fé e obediência, também fico com o princípio de que a fé gera obediência, entendo nos textos do velho testamento como Moisés quando Deus lhe fala na sarça ele precisou ter fé nos prodígios que iria fazer e só Depois obedeceu e o pedido de tantas provas ainda deixou Deus irado, da mesma forma Gideão, dentre outros relatos fico com a fé a base.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo comentário dos irmãos. A Bíblia diz que Abraão creu, depois obedeceu. O chamado de Deus precisa ser acompanhado pela fé. Como nós poderíamos então justificar o fato de que tantos cristãos, simplesmente, desobedecem a Deus no momento atual da igreja. Estaríamos diante de uma crise de fé?

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!