O TEMPO QUE SE CHAMA HOJE
MENSAGEM EM TIAGO 4. 14
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a
vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Introdução: A pós – modernidade é um tempo de inquietações com o futuro. O
medo das doenças, da escassez de alimentos, os problemas ambientais como a
diminuição dos depósitos de água, a poluição, as super-populações urbanas. A
preocupação com o futuro da humanidade e do planeta se tornou a grande questão
filosófica de nossos dias. Ocorre que o futuro é sempre desconhecido, e isto se
tornou uma tarefa angustiante para nossa geração, que tem diante de si o
desafio de encontrar sentido num presente que aponta para um futuro sombrio.
Diante disto resta à igreja oferecer a este mundo pós – moderno, pós
meta-físico, pós - científico, pós-secular, uma resposta adequada sobre o
futuro. O que a igreja cristã tem a dizer sobre o assunto:
A igreja afirma que não é preciso se preocupar com o futuro.
1-
Porque o amanhã não pode ser determinado
– Tg. 4. 14
·
Ninguém sabe, de fato, o que acontecerá amanhã
– porque o amanhã não existe – Tg. 4. 14;
·
Ninguém pode viver no amanhã, simplesmente,
porque ele não é real – só existe hoje, todo dia se chama hoje – Hb. 3. 13;
·
O hoje não é uma zona intermediária entre ontem
e amanhã. O hoje é real e suficiente. Ele não pode ser um meio, ele é um fim em
si mesmo. Só posso perceber a vida a partir do hoje – Hb. 4. 7;
·
Quem vive de amanhã (futuro) adoece e mata a
vida hoje – Mt. 6. 25, 34. O futuro que as pessoas querem mudar não pode ser
mudado. Só posso mudar o meu presente...;
·
A tentativa de controlar o amanhã me rouba a
alegria de hoje, pois o amanhã é incontrolável, indomável, inacessível,
inabitável, imprevisível e intocável;
·
Quem está preocupado com o amanhã (ocupado
previamente com o que não chegou), nunca entrará no descanso de Deus – Hb. 4.
10;
·
Deus promete descanso para hoje, mas você não
descansa porque pensa que o descanso será amanhã. Amanhã não pode te dar
descanso porque o descanso é para hoje.
2-
Porque eu não preciso saber quanto tempo
vai durar a minha vida neste mundo.
·
A duração de nossa vida carnal é do tamanho de
nossa fragilidade – Sl. 90. 5, 6 – Tg. 4. 14 – é só olhar para nossa estrutura
corporal;
·
Não precisamos saber quanto tempo vai durar,
mas como viver bem o tempo que nos resta nesta carne – Sl. 90. 12 – sendo
assim... (King James);
·
A vida não foi planejada para acabar. A morte é
uma intrometida, uma estranha, uma inimiga que Jesus fez questão de destruir,
mas ela deixou o seu veneno no nosso corpo – I Co. 15. 54;
·
O nosso corpo aceita a idéia da morte, mas
nossa alma clama por vida – 2 Co. 4. 16 – este é o conflito da filosofia
existencialista;
·
Não vale a pena se preocupar quanto tempo nos
resta neste corpo (com o futuro de nossa vida física), isto só aflige nossa
alma que se alimenta de eternidade, porque nossa alma não se interessa por viver
setenta, oitenta, cem anos. Ela só se satisfaz com eternidade – Ec. 3. 11;
Conclusão: Não
vale a pena nos agastarmos preocupando quantos dias nos restam. Deus já
estabeleceu a soma deles. Só Deus conhecia o meu antes e só ele sabe o meu
depois (Sl. 139. 16). A única coisa que eu tenho é o dia de hoje e a minha fé
em Jesus.