DA
PREEMINÊNCIA DO LOGOS SOBRE O MITO NA TEOLOGIA E SUA CONSEQUENTE REPERCUSSÃO NA
FILOSOFIA.
Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ λόγος, καὶ ὁ λόγος ἦν πρὸς τὸν
θεόν, καὶ θεὸς ἦν ὁ λόγος.
No
princípio era o Verbo (Logos), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus –
Jo. 1. 1
Na filosofia, a manifestação do Logos (Razão) foi precedida por um
longo período de compreensão mítica do mundo (mito). Na teologia,
diferentemente, o Logos se manifesta no início de tudo, ou seja, na criação.
Ele é o ponto de partida para a compreensão da realidade material e espiritual.
A incompreensão, o agnosticismo, a ignorância a respeito do Logos, faz o homem
criar o Mito. O Mito não tem existência própria, ele é criação do homem.
Neste sentido, temos, originalmente, como ponto de compreensão do
mundo, a manifestação do Logos, não obstante, a posterior queda do homem, que o
empurra para uma leitura mítica da realidade. O mito é o pai da religião
alógica, ou seja, da religião desprovida do Logos.
Resumidamente, a Filosofia é duplamente precedida pela Teologia,
seja a teologia original, fundada no Logos, seja a teologia posterior,
influenciada pelo Mito. Desta forma, na historia da Filosofia, a Teologia se
posiciona como matriz antropológica e epistemológica e, sendo assim, só podemos
fazer uma leitura segura e honesta da filosofia se considerarmos seu passado
teológico.
Agora,
falando religiosamente, para você querido irmão!
A Bíblia diz que o Filho de Deus estava no princípio, criando todas
as coisas (Jo. 1. 2). Por isto, Jesus, como Verbo/Logos eterno de Deus, tem
preeminência sobre todo ser, coisa e objeto, “pois, nele, foram criadas
todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam
tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado
por meio dele e para ele (Cl. 1. 16). A primazia de Cristo na
criação exige que a primeira compreensão, a primeira sabedoria, o conhecimento
essencial seja a partir dele. A realidade e os fatos não podem ser
compreendidos senão a partir de Cristo. Por tudo que foi dito, fica mais fácil
entender o que Paulo quis dizer, quando afirma: Porque dele, e por meio
dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!(Rm.
11.36).
Pr. José Roberto Limas da Silva