quarta-feira, 24 de setembro de 2014

COMO UMA IGREJA PODE CRESCER?
Rebento, Planta, Crescente, Plântula
pixabai.com
Texto: Atos 9. 31

A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.”

Como uma igreja pode crescer?
Introdução: Crescer é algo bastante natural. Os seres vivos tendem a crescer espontaneamente, quando se encontram ajustados ao seu meio. As plantas crescem onde há luz, solo e água. Os animais se desenvolvem onde há alimentos e abrigo. Crescer parece ser uma regra da vida, pelo menos, no que tange à vida físico/material.

O crescimento orgânico e físico, entretanto, não é suficiente para o ser humano. Seu desenvolvimento é mais complexo e abarca questões intelectuais, psicológicas, emocionais e espirituais. Entretanto, a interioridade e a exterioridade, espiritualidade e materialidade estão em constante comunhão. Uma não vive à margem da outra. Elas se cruzam, se complementam, se afetam. A complexidade do Ser está nisto aí: corpo, alma e espírito estão em permanente interação.

Mas voltando à questão do crescimento, e especialmente, o crescimento da igreja, que é o tema da nossa reflexão; acreditamos que o desenvolvimento da igreja passa pelo crescimento do indivíduo. Separar um do outro vai gerar, apenas, uma igreja instituição. E certamente, existe um caminho bíblico para o crescimento da igreja, que tem no cristão, um papel fundamental. Vamos descobrir nesta mensagem como uma igreja pode crescer?

1-    Priorizando relações pacíficas e harmoniosas
·         O ponto de partida para uma vida saudável é ter a paz. A paz atinge todas as partes da vida – Judéia, Galiléia e Samaria;
·         A paz deve ser a base para nossos relacionamentos – 2 Ts. 3. 16;
·         A paz é a base para uma vida cristã saudável e aceitável a Deus – Mt. 5. 23, 24;
·         A paz é o caminho para uma consciência tranqüila e sadia – Nós fomos chamados para a paz – Cl. 3. 15.


2-    Buscando ser ativo e atuante na sua comunidade
·         Edificar é construir a partir de algo que já existe – edificar sobre a sua fé em Cristo – Mt. 7. 24;
·         Não basta pertencer a comunidade, é preciso trabalhar por ela, a fim de que ela cresça e progrida – 2 Pd. 1. 8;
·         Deus nos chamou para construir a partir daquilo que ele nos deu. Toda a criação está trabalhando, até as plantas. Não é justo que eu somente usufrua sem dar nada – Ec. 9. 10 – se você não fizer, outro terá que fazer o seu trabalho;
·         A edificação é que dá visibilidade a minha fé. Se eu não faço é sinal de que eu não creio – Tg. 2. 26.


3-    Dependendo do Espírito Santo
·         O Espírito Santo é aquele que orienta e ensina a igreja que direção seguir – Sl. 32. 8;
·         Ele é o líder da igreja, e, portanto, a igreja precisa estar atenta ao que Ele está dizendo – Ap. 2.7, 11, 17, 29 – Ap. 3. 6, 13, 22;
·         O crescimento da igreja depende mais do quanto ela ouve, do que do quanto ela faz – Sl. 81. 13 – 16;
·         Para caminhar é preciso saber em que direção seguir, para seguir em frente é preciso suportar as lutas, para suportar as lutas precisamos ser consolados, motivados e confortados pelo Espírito Santo. Por isto, o cristão precisa aprender a depender do Espírito Santo.
Conclusão: A igreja que cresce é aquela que busca viver em paz, que está pronta para trabalhar em favor do outro e que está sempre atenta à direção do Espírito Santo.


terça-feira, 16 de setembro de 2014

MENSAGEM EM ISAÍAS 63.19

“Tornamo-nos como aqueles sobre quem tu nunca dominaste e como os que nunca se chamaram pelo teu nome.”

Igreja, Cristianismo, Religiosa
pixabay.com

O QUE A IGREJA PRECISA TER PARA IMPACTAR O MUNDO?

Introdução: O texto nos informa que em dado momento da história Israel se tornou um povo que não tinha mais relacionamento com Deus. Um povo que perdeu suas referências, sua história, sua intimidade com Deus. Tanto a nação de Israel quanto a igreja foram criados com o propósito de demonstrar que tipo de relacionamento Deus quer ter com o ser humano. A nação de Israel e a Igreja servem de Modelo. Deus usa Israel e a igreja para dizer que todo ser humano precisa de uma identidade e uma finalidade na vida. A identidade diz quem eu sou a finalidade diz o que devo fazer. A igreja precisa saber quem é para entender o que deve fazer. A nação de Israel no seu nascedouro no Egito e no deserto impactou o mundo antigo com sua mensagem, os milagres e os livramentos de Deus. A igreja primitiva virou o mundo de pernas para o ar com sua mensagem de salvação e perdão, oferecidos gratuitamente na pessoa de Jesus Cristo, aquele que é o Senhor dos Senhores e Rei dos Reis. E a igreja prevaleceu sobre os hereges, perseguidores e sobre o próprio império romano, que se rendeu a ela. E nós, como igreja moderna, como poderemos impactar o mundo atual, que parece desprovido de entusiasmo, encanto e esperança? Como disse Max Weber é um mundo que se desencantou. O que a igreja precisa ter para impactar o mundo?

1-   A igreja precisa ter consciência da sua identidade
·        Porque a primeira consciência é a consciência de si mesmo. Sem sabermos quem somos, nada seremos, nada faremos – Sem identidade não há sentido para nossa existência – Jesus disse: Ego Eimi He rodós, kai He aleteia, kai He Zoe -  Jo. 14. 6. Se não soubermos quem é Jesus, não poderemos entender o que ele pode fazer por nós.
·        A igreja precisa estar consciente que sua identidade está atrelada ao nome de Jesus. Se a igreja não souber quem é Jesus, não descobrirá sua identidade. Evangélica, gospel, protestante isto não nos dá identidade – Atos 19. 15. No mundo espiritual precisamos de uma identidade definida. A identidade diz quem você é.
·        A igreja carrega em si o nome de Jesus. Este é o único nome que deve ser exaltado pela igreja, pois é este nome que dá identidade à igreja – Atos 4. 12– no céu o nome de Jesus será visível em nós, aqui este nome é invisível. Nossas ações é que dão visibilidade ao nome de Jesus – Ap. 22. 3,4
·        A identidade diz quem somos na essência, diz quem somos na procedência – a igreja que perde sua identidade é uma igreja bastarda – I Jo. 3. 1.

2-   A igreja precisa ter uma finalidade – Rm. 12. 2
·        Quando a igreja tem como parâmetro ás demandas do sistema mundano (político, econômico, social) ela não atende as verdadeiras demandas. O que vemos no mundo são os problemas, ou seja, as conseqüências do pecado. Não adianta atacar somente as conseqüências, quando as causas permanecem intocadas – Rm. 12. 2;
·        A igreja precisa de entendimento espiritual para que suas finalidades sejam apropriadas – a leitura dos fatos precisa ser espiritual, para que sua ação seja efetiva e abençoadora – renovação da mente – a primeira palavra summorfoneste (ter a mesma forma, estar junto desta forma) - metamorfoneste (transforme a forma, mude, altere a forma).
·        Uma igreja que enxerga somente o seu entorno político, sócio e econômico é uma igreja míope e sem força para realizar a vontade de Deus – Ap. 3. 16, 17 – A igreja de Laodicéia não era uma igreja cheia de pecados, mas seu grande defeito é que ela estava acomodada ao sistema – não era fria, nem quente. Era uma igreja confortável e simpática, mas que estava perdendo a finalidade aos olhos de Deus;
·        Laodicéia - Era uma igreja dominada e dirigida pelos homens. Que enxergava, apenas, as coisas deste mundo. Deus estava pelo lado de fora (Ap. 3. 20). A igreja só tem sentido de existir quando Deus está assentado à sua mesa, dizendo qual a razão de sua existência – a razão para a igreja não está, primariamente, em atender as necessidades dos homens, mas em cumprir a vontade de Deus – Rm. 12. 2. Não estamos aqui para renovar o mundo, mas para contrariá-lo, confrontá-lo e questioná-lo. A renovação que precisamos é mental e espiritual.


Conclusão: Vamos nos aproximar de Deus com sincero coração e pedir a Ele que mude nossos planos, que governe nossos corações, que coloque em nossa mente a sua vontade. Vamos buscar a Deus e pedir os dons espirituais. Ele não será demorado em nos responder.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

TEMPO DE SILENCIAR E TEMPO DE FALAR
Emoticon, Muito, Calma, Shoo, Calado            Alto Falante, Desenhos Animados, Isolado
TEXTO: APOCALIPSE 10. 4, 10. 9 – 11
4-Logo que falaram os sete trovões, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: Guarda em segredo as coisas que os sete trovões falaram e não as escrevas.
9  Fui, pois, ao anjo, dizendo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o; certamente, ele será amargo ao teu estômago, mas, na tua boca, doce como mel.
10  Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo.
11  Então, me disseram: É necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis.

Introdução: Vivemos o tempo em que as pessoas tornam público o que não devem, e deixam de falar aquilo que precisava ser dito. Temos uma vida privativa e uma vida que queremos que todo mundo saiba. É necessário saber o tempo certo de permanecer em silêncio e o tempo de falar. Mas qual é o tempo de silenciar e o tempo de falar?
1-   TEMPO DE SILENCIAR – AP. 10. 4
·        É o tempo de ouvir – não tirar conclusões imediatas – Tg. 1. 19 – o homem seja paciente;
·        É o tempo de ouvir e pensar – Maria guardava no coração – Lc. 2. 19 – ela não ficava compartilhando nas redes sociais ou se vangloriando diante das amigas;
·        O tempo do silêncio é o tempo de amadurecimento, da estruturação emocional, psicológica e espiritual – At. 9. 29, 30;
·        O mais importante não é falar o que Deus está dizendo, mas guardar o que Ele está dizendo – Ap. 1. 3, Sl. 119. 11;
·        O silêncio é o sinal de discrição, de domínio sobre os pensamentos e sentimentos – nem tudo que sentimos e pensamos precisa ser dito – Provérbio: a discrição do homem o torna longânimo;
·        O silêncio em alguns momentos é a mensagem mais poderosa – Mt. 27. 12 – 14.

2-   TEMPO DE FALAR – AP. 10. 9
·        Existem coisas que não devem ser retidas em nosso interior, mas que precisam ser ditas – Mateus 28. 19, 20 – a salvação é uma mensagem de interesse universal;
·        A mensagem de salvação que não enxerga além das barreiras sociais, culturais e religiosas é uma mensagem sectária e bairrista – At. 1. 8;
·        A retenção desta mensagem gera amargura e sofrimento, pois pensar somente na sorte da humanidade pecadora, diante de tão grande salvação é muito triste – Ap. 2. 3, 4 – Ap. 10. 10 – é preciso avisá-los;
·        Existem coisas que não cabem em nós, que são de domínio público, que não devem ser dominadas por nós – 2 Rs. 7. 9;

·        Há muitas coisas que Deus deseja dizer ao mundo e que devem ser ditas através da igreja – I Pd. 1. 12 – Deus está falando através da história, através da natureza, através das circunstâncias diárias, mas a mensagem mais importante, Ele confiou á igreja. Os anjos podem ser mais eficientes, mas não conseguem entender esta mensagem com profundidade como nós.