quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MENSAGEM DE DOMINGO DIA 23 DE JANEIRO DE 2011.

Texto: I Rs. 17. 8 - 12

8 ¶ Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo:
9  Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida.
10  Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber.
11  Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão.
12  Porém ela respondeu: Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos.

QUANDO A OBEDIÊNCIA TORNA AS COISAS MAIS DIFÍCEIS?

INTRODUÇÃO: A obediência só é conhecida quando ela nos custa alguma coisa. Jesus foi treinado na obediência. Ele sofreu por ser obediente e alcançou o maior dos triunfos que é o de ser o salvador de todos os homens que nele crer. A obediência, entretanto, pode tornar, momentaneamente, as coisas mais difíceis. O que pensar quando a obediência tornar as coisas mais difíceis?

1- É sinal de que vamos aprender alguma coisa nova.
         Nem sempre sabemos tudo que precisamos saber. Elias era profeta íntimo de Deus, mas não sabia tudo que precisava para viver;
         Quando se caminha com Deus estaremos sempre aprendendo coisas novas – um corvo pode sustentar um homem, uma viúva pobre e estrangeira pode cuidar de um profeta “puro sangue”...;
         Elias conhecia a Lei, mas o espírito da lei só era possível mediante revelação. O corvo não podia ser comido, mas isto não impedia de Deus usá-lo (Lv. 11. 13 – 15);
         Quando obedecemos a palavra de Deus, conhecemos os segredos de Deus (Sl. 25. 14).
2- É sinal de que Deus vai fazer um milagre – Irs. 17. 13 – 16
         A crise do profeta era um sinal de que um grande milagre ia acontecer. Perseguido por sua nação, viajante sem destino, estrangeiro numa terra pagã, e morando na casa de uma mulher viúva e pobre. O profeta estava vivendo uma grande crise, este é um terreno fértil para o milagre...;
         Hospedar um profeta nestas condições é se preparar para um grande milagre – V. 15, 16;
         Quando nossa obediência a Deus nos coloca em situações delicadas é sinal de que alguma coisa grande vai acontecer – I Rs. 17. 17 – 22;
         O poder de Deus se manifesta em situações impensáveis e econômicas (Mt. 16. 1 – 4 e At. 4. 23. 31).
3- É sinal de que a provação está chegando ao fim – I Rs. 18. 1
         Após um tempo de provações chegou o tempo da chuva de bênçãos – I Rs. 18. 1.
         Quando a situação se torna insuportável é sinal de que a luta está chegando ao fim – I Rs. 18. 2;
         A obediência de Elias foi premiada com uma revelação extraordinária para a nação. Vai chover de novo...
         A obediência mesmo diante do sofrimento nos prepara para sermos a boca de Deus na terra – Jr. 15. 19.
Conclusão: A obediência é uma experiência, absolutamente, vivencial. Não se adquire obediência assentado nos bancos da academia. Entretanto, se a obediência pode tornar a vida, momentaneamente, mais difícil; certamente estas aflições trarão consigo progresso espiritual e bênçãos extraordinárias. Portanto, vá em frente, permaneça firme e obedeça sempre!


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Reflexão do Dia


EXISTEM COISAS QUE SÓ UM LEPROSO (…. OU VOCÊ...)  PODE FAZER.

 “ Quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos?  Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá;  se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos;  se nos matarem, tão somente morreremos.” (2 Reis 7:3-4 ARA).

A maneira de ver a vida e as oportunidades determinam sua atitude. Nenhum homem que não saiba que seus limites estão totalmente encurtados, ousará arriscar tudo numa investida. Os leprosos da história não tinham nada a perder, uma vez que eles já estavam num processo de morte. Morrer era só uma questão de dias.

Diante de tão sombrio quadro, arriscar tudo parecia tão razoável quanto continuar vivendo. Eles ousaram, então, entrar no território do inimigo para permanecer vivos por mais algum tempo. Viver, para eles, ainda era uma boa coisa. Pensando assim, eles confabularam entre si, sobre os ganhos e as perdas que poderiam ter se abraçassem este desafio.

A conclusão foi evidente: não temos nada a perder, vamos lutar pela preservação da vida.

A história dos quatro leprosos nos ensina que precisamos batalhar por uma vida melhor. Mesmo diante de fracassos e algumas derrotas pessoais, ainda há muito que podemos conquistar. Não devemos permitir que nossas limitações ( ...lembre – se que eles eram leprosos...), sufoquem nossa fé em Deus.

Muitas vezes, só nos resta invadir o campo do inimigo. Não há outro remédio, teremos que enfrentá-lo se quisermos sobreviver. Sabemos, entretanto, de antemão, que o Senhor é quem dispersará os nossos inimigos e que é Ele quem pelejará por nós.

Diante disto. Avante, entremos no arraial dos Sírios!