quarta-feira, 9 de julho de 2014

Óleo, Azeite De Oliva, Grego, Italiano
pixabay.com
ESTUDO A RESPEITO DO USO DO ÓLEO NA IGREJA
Textos:
“ expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo.” (Marcos 6:13 RA)
“ Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.” (Tiago 5:14 RA)
O uso do óleo na igreja não é um assunto abordado por Paulo nas suas cartas, nem é discutido detalhadamente no Novo Testamento. Trata – se de uma prática mais judaica, entretanto, temos duas passagens do Novo Testamento que validam o uso do óleo na ministração aos enfermos.
Nas duas passagens fica evidente a ideia de que a unção é para doentes e fragilizados, portanto, não há base alguma para o uso do óleo ou azeite em outras finalidades, como na extrema unção no catolicismo ou na “ministração de poder” do Espírito Santo na vida do crente, como tem sido praticada por várias igrejas tidas como evangélicas.
Outra questão importante é que a unção é feita por presbíteros e não por outros cristãos leigos. A ministração da unção é prerrogativa dos líderes da igreja e não deve ser banalizada, a ponto de vermos pessoas levando vidrinhos de óleo ou azeite para casa como se fosse um amuleto para afugentar as enfermidades. Há de se entender que o uso do óleo não é a única forma de ministrar cura na vida de um enfermo. No texto e contexto da passagem de Tiago, dá se a entender que devido á fraqueza espiritual do indivíduo acometido por aquela enfermidade (que no caso da passagem, parece estar associado a pecados cometidos e não confessados), precisa – se de uma forma de motivar a fé do doente. Devemos deixar claro que nem toda doença é fruto de pecados cometidos, como bem sabemos.
Diante disto, precisamos ser simples como as pombas e prudentes como as serpentes para não desprezarmos aquilo que a Escritura nos orienta a fazer, mas devemos fazê-lo da forma certa. Sabemos que o diabo busca desvirtuar aquilo que é puro e verdadeiro, e encontramos em diversos segmentos religiosos o uso do óleo com finalidades pagãs, como é usado na umbanda e outras religiões africanas, pois “alguns africanos acreditam que o óleo em si possui poder curativo miraculoso. Outros acreditam que a cura depende do óleo empregado” (Rick Warrem, 2010).
Por fim, não basta fazer a coisa certa, é preciso fazê-la da forma certa, pois o uso do óleo é bíblico, mas deve ser ministrado da forma certa, pelas pessoas escolhidas por Deus para esta missão, conforme somos ensinados, porque “Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.” (Hebreus 5:4 RA).