domingo, 7 de novembro de 2010

MENSAGEM DA ESCOLA BÍBLICA

QUAL A HORA DE MUDAR UM PROJETO DE VIDA? GN. 31. 1 – 13


Então, ouvia Jacó os comentários dos filhos de Labão, que diziam: Jacó se apossou de tudo o que era de nosso pai; e do que era de nosso pai juntou ele toda esta riqueza. Jacó, por sua vez, reparou que o rosto de Labão não lhe era favorável, como anteriormente. E disse o SENHOR a Jacó: Torna à terra de teus pais e à tua parentela; e eu serei contigo.” (Gênesis 31:1-3 RA)


Introdução:

Há momentos que queremos tomar uma nova direção, buscar um novo projeto de vida, descobrir alguma coisa que seja motivante, que nos devolva o entusiasmo de viver. Pode ser que o ambiente no qual estamos vivendo esteja desestimulante, enfadonho e desgastante.


Antes de tomar qualquer decisão precisamos analisar cuidadosamente as vozes que ecoam ao nosso redor e identificar aquelas que são instrumentos de Deus para nos apontar o caminho.


Neste processo de avaliar os elementos que nos apontarão uma direção segura não devemos ignorar as circunstâncias, nem as nossas relações sociais e a forma como elas estão se processando. Poderíamos perguntar por exemplo: Como as pessoas se sentem na nossa presença, que sentimento despertamos, que expectativa tem eles a nosso respeito, como reagem quando falamos ou damos nossa opinião? (Lc. 4. 28 – 30).


Devemos, também, termos a prudência de não deixar que as circunstâncias sejam determinantes nas nossas decisões. As circunstâncias são apenas indicativos que não devem ser ignorados mas que não podem ser super-estimados.


O certo é que nossas decisões devem vir como consequência do mover de Deus em nossa vida (I Rs. 19. 11 – 13), sobretudo como resposta a uma orientação objetiva de Deus para nossos projetos.


Definitivamente, não é sábio começar algo novo sem uma palavra firme e uma direção segura (Gn. 31. 13).