quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019




POR QUE VOCÊ DEVE CRER NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS?

Texto: I Ts. 4. 13 – 17
13 ¶ Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
14  Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
15  Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
16  Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
17  depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
18  Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

Introdução: Nos dias do apóstolo Paulo, alguns cristãos não criam na ressurreição. Mesmo em Israel, existiam judeus que não criam na ressurreição, como os Saduceus (Atos 23. 8). Ainda hoje, muitos cristãos não crêem, nem vivem a realidade da ressurreição como fundamento de sua fé. Para o cristão a doutrina da salvação é essencial, pois se o crente não crê na ressurreição dos mortos, ele, também não crê na ressurreição de Jesus. E se ele não crê na ressurreição de Jesus, sua fé é vã e ele está perdido.

1- Porque Cristo morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia – I Ts. 4. 14
·        A ressurreição de Cristo é o marco inaugural da ressurreição da humanidade – I Co. 15. 20, 21, I Ts. 4. 14;
·        A ressurreição de Cristo viabilizou a nossa ressurreição. A vitória sobre a morte garante a ressurreição do nosso corpo – I Co. 15. 54;
·        A morte de Cristo permitiu-lhe entrar no covil da morte e tomar-lhe o seu poder – Ap. 1. 17, 18 – Hb. 2. 14, 15;
·        Jesus é a garantia de vida em todos os níveis – vida no espírito, na alma e no corpo – Jo. 11. 25.
2- Por que fomos criados para a imortalidade – I Ts. 4. 16, 17
·        Nossa estrutura existencial aspira pela eternidade – Ec. 3. 11;
·        Nossa alma não se satisfaz com uma estrutura corporal que é mortal – I Co. 15.1 9 – os homens que se contentam com uma vida meramente biológica limitada a sua experiência corporal são seres humanos de segunda categoria, bestializados e animalizados por uma compreensão meramente material – Sl. 14. 1;
·        A ressurreição é uma exigência do humano, criado à imagem e semelhança de Deus. Só descansaremos totalmente, quando nos reunirmos com aquele que nos deu a vida e que nos ama – I Ts. 4. 17.