quarta-feira, 24 de setembro de 2014

COMO UMA IGREJA PODE CRESCER?
Rebento, Planta, Crescente, Plântula
pixabai.com
Texto: Atos 9. 31

A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.”

Como uma igreja pode crescer?
Introdução: Crescer é algo bastante natural. Os seres vivos tendem a crescer espontaneamente, quando se encontram ajustados ao seu meio. As plantas crescem onde há luz, solo e água. Os animais se desenvolvem onde há alimentos e abrigo. Crescer parece ser uma regra da vida, pelo menos, no que tange à vida físico/material.

O crescimento orgânico e físico, entretanto, não é suficiente para o ser humano. Seu desenvolvimento é mais complexo e abarca questões intelectuais, psicológicas, emocionais e espirituais. Entretanto, a interioridade e a exterioridade, espiritualidade e materialidade estão em constante comunhão. Uma não vive à margem da outra. Elas se cruzam, se complementam, se afetam. A complexidade do Ser está nisto aí: corpo, alma e espírito estão em permanente interação.

Mas voltando à questão do crescimento, e especialmente, o crescimento da igreja, que é o tema da nossa reflexão; acreditamos que o desenvolvimento da igreja passa pelo crescimento do indivíduo. Separar um do outro vai gerar, apenas, uma igreja instituição. E certamente, existe um caminho bíblico para o crescimento da igreja, que tem no cristão, um papel fundamental. Vamos descobrir nesta mensagem como uma igreja pode crescer?

1-    Priorizando relações pacíficas e harmoniosas
·         O ponto de partida para uma vida saudável é ter a paz. A paz atinge todas as partes da vida – Judéia, Galiléia e Samaria;
·         A paz deve ser a base para nossos relacionamentos – 2 Ts. 3. 16;
·         A paz é a base para uma vida cristã saudável e aceitável a Deus – Mt. 5. 23, 24;
·         A paz é o caminho para uma consciência tranqüila e sadia – Nós fomos chamados para a paz – Cl. 3. 15.


2-    Buscando ser ativo e atuante na sua comunidade
·         Edificar é construir a partir de algo que já existe – edificar sobre a sua fé em Cristo – Mt. 7. 24;
·         Não basta pertencer a comunidade, é preciso trabalhar por ela, a fim de que ela cresça e progrida – 2 Pd. 1. 8;
·         Deus nos chamou para construir a partir daquilo que ele nos deu. Toda a criação está trabalhando, até as plantas. Não é justo que eu somente usufrua sem dar nada – Ec. 9. 10 – se você não fizer, outro terá que fazer o seu trabalho;
·         A edificação é que dá visibilidade a minha fé. Se eu não faço é sinal de que eu não creio – Tg. 2. 26.


3-    Dependendo do Espírito Santo
·         O Espírito Santo é aquele que orienta e ensina a igreja que direção seguir – Sl. 32. 8;
·         Ele é o líder da igreja, e, portanto, a igreja precisa estar atenta ao que Ele está dizendo – Ap. 2.7, 11, 17, 29 – Ap. 3. 6, 13, 22;
·         O crescimento da igreja depende mais do quanto ela ouve, do que do quanto ela faz – Sl. 81. 13 – 16;
·         Para caminhar é preciso saber em que direção seguir, para seguir em frente é preciso suportar as lutas, para suportar as lutas precisamos ser consolados, motivados e confortados pelo Espírito Santo. Por isto, o cristão precisa aprender a depender do Espírito Santo.
Conclusão: A igreja que cresce é aquela que busca viver em paz, que está pronta para trabalhar em favor do outro e que está sempre atenta à direção do Espírito Santo.