PALESTRAS, SEMINÁRIOS E CONFERÊNCIAS



Resultado de imagem para RELIGIÃO E EDUCAÇÃO

O lugar da religião na educação formal.
Boa noite a Todos!
Nossas homenagens aos diretores, professores, servidores, alunos e familiares aqui presentes. Parabenizamos ao Colégio Professor Servelino Ribeiro pelos 60 anos de atuação na educação e na produção de cidadania em Bocaiuva. Julgamos adequado tecer algumas considerações sobre o papel da educação na vida de uma comunidade, na perspectiva da religião. Neste sentido, gostaria de citar uma passagem bíblica que consideramos oportuna para a ocasião: Atos 26, versículos 24 e 25.
24 Dizendo ele estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu em alta voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!
25 Paulo, porém, respondeu: Não estou louco, ó excelentíssimo Festo! Pelo contrário, digo palavras de verdade e de bom senso.
A impressão que o inquiridor de Paulo tem sobre o papel da religião na Educação, ainda, subsiste em nossos dias. Muitas pessoas consideram a religião como irracional, incompetente e alienada da realidade social. Pensando, especialmente no papel da educação, criou-se um modelo educacional que se limita ao fornecimento de habilidades cognitivas, esquecendo-se de promover valores éticos e morais. Temos, mais ou menos, 10.000 mil anos de história civilizada, de sociedade organizada e, nunca, houve qualquer sociedade que não encontrasse vestígio de alguma religiosidade. Vivemos a ilusão de uma educação, meramente, como repositório de conhecimento informativo. Os alunos aprendem sobre geografia, história, biologia, química, física, matemática, mas não são ensinados a viverem de forma decente, respeitosa e honrada. Quando pensamos numa escola, como esta, que perseverou na educação, por longos sessenta anos, é sinal de que ela ensinou seus alunos mais do que ler e escrever, mas ensinou-os a viver.
Neste sentido, aproveitando a história do Servelino Ribeiro, quero fazer uma breve recensão histórica do lugar dos valores éticos, morais e religiosos no construto educacional. Quero lembrar aos presentes que:
1- O pensamento mítico e simbólico é o substrato do conhecimento científico, logo a religião é mãe da ciência. Afirmo, também, baseado em dados históricos, que o cristianismo é pai da academia, uma vez que as primeiras universidades foram criadas pela igreja cristã;
2- As universidades da idade média estavam debaixo da direção da igreja cristã, não nos esquecendo de mentes brilhantes como as de Agostinho e Tomás de Aquino. Que eram teólogos e filósofos de primeira grandeza. Os homens mais brilhantes estavam nos mosteiros religiosos;
3- Avançando um pouco mais, chegamos à modernidade, inaugurada pela reforma protestante, que abrigou em suas fileiras as primeiras universidades modernas, como as de Witemberg na Alemanha, no século XVI. Muitos não sabem, mas o incentivo à leitura das Escrituras, propalado pelos cristãos, culminou na criação de muitas escolas na Europa. A Europa se tornou uma potência econômica e científica por causa da religião;
4- Pensando no Brasil, as primeiras letras ensinadas aos brasileiros, foram pelas mãos de religiosos jesuítas;
5- Recentemente, a França removeu todos os símbolos religiosos do espaço público e, como conseqüência, se tornou um palco de manifestações de elevada violência. A causa da violência na França não é a religião, mas a intolerância do estado com a religião;
6- Não é obrigação, nem competência do estado promover nenhum tipo de orientação religiosa, mas é papel do Estado tolerar todas as formas de crença. A religião pode e deve promover educação, no ambiente privado. A religião tem experiência e competência para isto. Os filósofos iluministas não eram, na sua maioria, ateus, mas pessoas que se preocupavam com uma visão mais racionalista da vida. A religião explica a vida no céu, mas não ignora o que acontece, aqui na terra.
Por fim, faço minhas últimas considerações, deixando claro para todos nós que:
- A igreja sempre foi um celeiro educacional. O apóstolo Paulo era um exemplo disto, poliglota, filósofo e servo de Deus fiel. Não nos esqueçamos que a educação ocidental é fruto do cristianismo e da filosofia grega.
- Por isto (lembrando do texto), as muitas letras não fazem o cristão delirar, mas podem torná-lo útil. A religião tem a missão de educar. O estado não deve promover a religião, assim como a religião, não deve promover o estado. Mas a religião deve promover educação (conhecimento, valores, ética, respeito, tolerância, amor). O estado é impessoal, a religião é humana e pessoal. O estado apela à racionalidade, a religião á razão e ao coração. Educação se faz com razão e com sentimento. Jesus não freqüentou escola formal na sua época, mas era instruído nas letras, nas tradições, conhecia a história, a geografia, a cultura do seu povo. Ele não ensinou somente coisas espirituais, mas coisas que serviam para a vida, como um todo.
Nossos parabéns ao Colégio Servelino Ribeiro pela sua luta em prol de uma educação integral, pela tolerância religiosa para com seus alunos, pais, servidores e pelo brilhantismo de seus alunos. Um grande abraço a todos!

 DISCURSO PROFERIDO NO ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO SERVELINO RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!