sexta-feira, 12 de abril de 2013


REFLEXÃO
A importância da instrução na vida religiosa
“Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado (João 7. 15)?”
A necessidade de se comunicar com a geração contemporânea sempre foi uma exigência para a igreja. O pensamento de que a igreja é um segmento iletrado e descontextualizado, é uma leitura precipitada do pensamento e da história da igreja.
A geração de Jesus ficou estarrecida pela profundidade de seu conhecimento e sua capacidade de se comunicar com as massas. Jesus não se intimidava diante de um ambiente mais acadêmico e culto (Mt. 22. 45, 46), bem como, sabia se dirigir aos segmentos menos letrados da sociedade (Mc. 4. 33).
O fato de Jesus não ter frequentado uma escola rabínica tradicional não o impediu de ser um estudante zeloso da torah. Seu crescimento intelectual era visível na sua abordagem e compreensão de realidades naturais e espirituais (Lc. 2. 46, 47, 52).
O cristão não deve prescindir de crescimento intelectual. Sua aprendizagem e crescimento não devem vir em prejuízo de sua fé, mas devem corroborar com sua espiritualidade.
A igreja evangélica brasileira ocupa um momento singular na história de nosso país, e por isto, a geração atual será mais exigida, á medida que ela precisa produzir uma cultura religiosa, social, filosófica e política contextualizada às demandas da modernidade.
As escrituras sagradas, a experiência cristã e os valores religiosos precisam ser teorizados, praticados e ensinados pela igreja contemporânea a fim de evangelizarmos o Brasil. O evangelismo eficaz da igreja passa pela academia, pela literatura, pela música, pela arte e, sobretudo, pelo testemunho de vida da igreja.
Diante deste estado de coisas, a igreja precisa de gente que ora, que lê as escrituras, que escreve, que compõe, que pesquisa, que pensa, que filosofa, que inspira, que frutifica (Jo. 15. 5).
Que Deus levante estes homens e mulheres que moldarão o pensamento cristão presente e das gerações vindouras (1 Cr. 12. 32).

Pr. José Roberto Limas da Silva