quarta-feira, 24 de junho de 2015


QUAL O TEMPO DE FAZERMOS ALIANÇAS?

TEXTO: 2 SAMUEL 5. 1 – 5

1 ¶ Então, todas as tribos de Israel vieram a Davi, a Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne somos.
2  E também dantes, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e tu serás chefe sobre Israel.
3  Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram Davi rei sobre Israel.
4  Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou.
5  Em Hebrom reinou sobre Judá sete anos e seis meses; e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.


Introdução: As alianças são tão antigas quanto o homem. Deus trabalha com alianças no relacionamento com o ser humano. Ele fez aliança com Adão, com Noé, com Abraão, com Moisés, com Davi, com a igreja. Precisamos saber o tempo correto das alianças. A vida exige alianças se quisermos sobreviver. Mas, qual é o tempo da de fazermos aliança?

1-    Quando há paz e concordâncias
·        As duas casas cessaram a guerra – Israel e Judá pararam de guerrear pois as duas casas estavam sofrendo perdas – 2 Sm. 3. 21;
·        Cessaram as disputas por interesses diferentes e todos abraçaram o mesmo projeto – mesma carne, mesmo osso – Gn. 2. 23;
·        Quando não há paz, as alianças não prosperam – 2 Sm. 3. 21, 30;
·        A aliança para ser firmada precisa ser feita com a totalidade do nosso ser – 2 Sm. 5. 1 e Rm. 10. 9, 10.

2-    Quando é o tempo do cumprimento das promessas de Deus
·        Os fatos demonstram que a profecia estava se cumprindo –2Sm.5. 2
·        A aliança exige maturidade das partes envolvidas – 2 Sm. 5. 3 – os anciãos perceberam o momento de fazer aliança...
·        No cumprimento da profecia há um consenso sobre a vontade de Deus – Ed. 1. 1 – 4;
·        As alianças são formas de preservação do povo de Deus – A lei de Moisés foi uma forma de preservar aquela sociedade – não matar, não roubar, não prejudicar o outro. Nenhuma sociedade sobrevive sem alianças.