terça-feira, 8 de abril de 2014

TRÊS APRENDIZADOS ESSENCIAIS NA VIDA DO LÍDER
TEXTO: MATEUS 14. 22 – 33
22 Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. 23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24 Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.
27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32 Subindo ambos para o barco, cessou o vento. 33 E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!

INTRODUÇÃO: As pessoas, em geral, têm a ideia de um líder messiânico, alguém super dotado de inteligência e habilidades administrativas, perfeito de caráter e totalmente diferente do cidadão comum. Esta visão além de ser descabida e romântica, ainda, lança sobre os ombros do líder uma exigência maior do que aquela que ele está preparado para suportar. Liderar não é fácil, mas é extremamente gratificante e necessário. Resta, apenas, ao líder se preparar para sua nobre missão. Neste sentido, alguns aprendizados são muito úteis. Nesta ocasião vamos apontar três aprendizados essenciais na vida do Líder.

1-           Aprender a  navegar em tempos de ventos contrários – Mt 14.22- 25
·                    Liderar exige habilidades para lidar com adversidades. O líder é chamado e compelido (anagkaso – obrigado, empurrado, por força de contrato) para navegar em ondas bravias – Mt. 14. 22
·                    À medida que avançamos em nossa liderança os ventos se tornam mais fortes e contrários. Na praia o vento era suave, no meio do mar os ventos erguem altas ondas. O líder não pode parar de navegar por causa dos ventos – v.
·                    Enquanto o líder enfrenta os ventos fortes haverá sempre alguém orando por ele – Mt. 14. 23. No mar havia tempestade, no monte havia intercessão – o líder precisa freqüentar os dois ambientes;
·                    As maiores experiências com Deus que o líder tem acontecem quando os ventos estão fortes e as ondas altas – Jesus andando sobre o mar, só quem estava no barco em alto mar pode ver isto – v. 25.


2-   Administrar o sentimento chamado “Medo” – Mt. 14. 26 – 28

·                    Todo mundo terá medo em algum momento da vida, o que faz a diferença é o que você faz com o sentimento chamado medo: fica paralisado, desespera – v. 26. A primeira reação foi bastante negativa. Os líderes perderam o controle completo de suas emoções (aterrados – aterrorizados, apavorados, sem qualquer domínio sobre suas mentes);
·                    Não se deve acreditar que sua liderança está acima das aflições e dos medos – Jo. 16. 33;
·                    O medo é um inimigo, sempre presente na vida do líder, mas que deve ser enfrentado todo dia. Não se deve negar o sentimento, mas enfrentá-lo – Pedro sentiu medo, admitiu e reagiu – v. 28
·                    Ter medo não é pecado, permanecer amedrontado a vida toda é. O líder precisa entender que o medo está presente, mas ele não deve dominar suas ações – Is. 41. 10.


3-           Estar preparado para aprender com os erros – Mt. 14. 29 – 33
·                    O líder não é aquele que faz tudo perfeito o tempo todo, mas aquele que está disposto a aprender fazer melhor todo dia;
·                    Nem sempre calculamos bem os riscos. Pedro subestimou os perigos e fracassou. O líder pode fracassar, e nesta hora ele precisa saber pedir ajuda – Mt. 14. 30 – salva – me Senhor!
·                    A boa liderança precisa admitir suas fraquezas. Pedro era um entusiasta, um líder carismático, mas era um homem inseguro, nesta fase de sua vida: ... "reparando na força do vento..."
·                    O grande perigo na hora que o líder erra é bancar o herói: “estou morrendo afogado glória a Deus!" Isto não é apropriado para um líder. Sua maior virtude, talvez não seja oferecer ajuda, mas saber a hora certa de pedir ajuda. Que Deus nos abençoe!

Pr. José Roberto