terça-feira, 16 de setembro de 2014

MENSAGEM EM ISAÍAS 63.19

“Tornamo-nos como aqueles sobre quem tu nunca dominaste e como os que nunca se chamaram pelo teu nome.”

Igreja, Cristianismo, Religiosa
pixabay.com

O QUE A IGREJA PRECISA TER PARA IMPACTAR O MUNDO?

Introdução: O texto nos informa que em dado momento da história Israel se tornou um povo que não tinha mais relacionamento com Deus. Um povo que perdeu suas referências, sua história, sua intimidade com Deus. Tanto a nação de Israel quanto a igreja foram criados com o propósito de demonstrar que tipo de relacionamento Deus quer ter com o ser humano. A nação de Israel e a Igreja servem de Modelo. Deus usa Israel e a igreja para dizer que todo ser humano precisa de uma identidade e uma finalidade na vida. A identidade diz quem eu sou a finalidade diz o que devo fazer. A igreja precisa saber quem é para entender o que deve fazer. A nação de Israel no seu nascedouro no Egito e no deserto impactou o mundo antigo com sua mensagem, os milagres e os livramentos de Deus. A igreja primitiva virou o mundo de pernas para o ar com sua mensagem de salvação e perdão, oferecidos gratuitamente na pessoa de Jesus Cristo, aquele que é o Senhor dos Senhores e Rei dos Reis. E a igreja prevaleceu sobre os hereges, perseguidores e sobre o próprio império romano, que se rendeu a ela. E nós, como igreja moderna, como poderemos impactar o mundo atual, que parece desprovido de entusiasmo, encanto e esperança? Como disse Max Weber é um mundo que se desencantou. O que a igreja precisa ter para impactar o mundo?

1-   A igreja precisa ter consciência da sua identidade
·        Porque a primeira consciência é a consciência de si mesmo. Sem sabermos quem somos, nada seremos, nada faremos – Sem identidade não há sentido para nossa existência – Jesus disse: Ego Eimi He rodós, kai He aleteia, kai He Zoe -  Jo. 14. 6. Se não soubermos quem é Jesus, não poderemos entender o que ele pode fazer por nós.
·        A igreja precisa estar consciente que sua identidade está atrelada ao nome de Jesus. Se a igreja não souber quem é Jesus, não descobrirá sua identidade. Evangélica, gospel, protestante isto não nos dá identidade – Atos 19. 15. No mundo espiritual precisamos de uma identidade definida. A identidade diz quem você é.
·        A igreja carrega em si o nome de Jesus. Este é o único nome que deve ser exaltado pela igreja, pois é este nome que dá identidade à igreja – Atos 4. 12– no céu o nome de Jesus será visível em nós, aqui este nome é invisível. Nossas ações é que dão visibilidade ao nome de Jesus – Ap. 22. 3,4
·        A identidade diz quem somos na essência, diz quem somos na procedência – a igreja que perde sua identidade é uma igreja bastarda – I Jo. 3. 1.

2-   A igreja precisa ter uma finalidade – Rm. 12. 2
·        Quando a igreja tem como parâmetro ás demandas do sistema mundano (político, econômico, social) ela não atende as verdadeiras demandas. O que vemos no mundo são os problemas, ou seja, as conseqüências do pecado. Não adianta atacar somente as conseqüências, quando as causas permanecem intocadas – Rm. 12. 2;
·        A igreja precisa de entendimento espiritual para que suas finalidades sejam apropriadas – a leitura dos fatos precisa ser espiritual, para que sua ação seja efetiva e abençoadora – renovação da mente – a primeira palavra summorfoneste (ter a mesma forma, estar junto desta forma) - metamorfoneste (transforme a forma, mude, altere a forma).
·        Uma igreja que enxerga somente o seu entorno político, sócio e econômico é uma igreja míope e sem força para realizar a vontade de Deus – Ap. 3. 16, 17 – A igreja de Laodicéia não era uma igreja cheia de pecados, mas seu grande defeito é que ela estava acomodada ao sistema – não era fria, nem quente. Era uma igreja confortável e simpática, mas que estava perdendo a finalidade aos olhos de Deus;
·        Laodicéia - Era uma igreja dominada e dirigida pelos homens. Que enxergava, apenas, as coisas deste mundo. Deus estava pelo lado de fora (Ap. 3. 20). A igreja só tem sentido de existir quando Deus está assentado à sua mesa, dizendo qual a razão de sua existência – a razão para a igreja não está, primariamente, em atender as necessidades dos homens, mas em cumprir a vontade de Deus – Rm. 12. 2. Não estamos aqui para renovar o mundo, mas para contrariá-lo, confrontá-lo e questioná-lo. A renovação que precisamos é mental e espiritual.


Conclusão: Vamos nos aproximar de Deus com sincero coração e pedir a Ele que mude nossos planos, que governe nossos corações, que coloque em nossa mente a sua vontade. Vamos buscar a Deus e pedir os dons espirituais. Ele não será demorado em nos responder.