segunda-feira, 17 de agosto de 2015


COMO ACONTECE EDUCAÇÃO?
TEXTO: 2 TM.3. 16
16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para edarguir, para corrigir, para instruir em justiça;

Introdução: Fala- se que a salvação do Brasil depende da Educação. De fato, a educação é uma poderosa ferramenta para a promoção da paz social e desenvolvimento político, econômico e cultural de uma nação. Mas de que educação estamos falando? Do letramento da população, de mais escolas, de melhores salários para os profissionais da educação, de extensão da universidade pública, de incentivo à pesquisa, de facilidade de acesso à educação superior? Certamente que todas estas propostas são importantes e necessárias para acontecer educação, mas a questão não é esta na origem. O ponto de partida é definir o que consideramos como educação e como ela acontece na vida do indivíduo. Hoje vamos buscar respostas para a pergunta: Como a Educação acontece (ou se processa) na vida do indivíduo?

1-    Acontece com formação – 2 Tm.3.16
·        A formação se processa em, pelo menos, três esferas: Intelectual, Emocional, Ética/Moral – Pensar, sentir e agir;
·        Na esfera intelectual é preciso desenvolver competências para decodificar, interpretar e transmitir – Lucas 10. 26. O letramento exige decodificação, capacidade crítica de interpretação e competência para transmitir aquele conhecimento de forma oral e/ou escrita;
·        Na esfera emocional faz – se necessário desenvolver a subjetividade e os sentimentos do indivíduo. O educando precisa desenvolver uma auto – imagem e uma alteridade sadias – Lc. 10. 26 – 28 – O meu lugar e o lugar do outro na criação de Deus;
·        Na esfera ética/moral é necessário desenvolver competências para conviver e agir socialmente de forma sadia e produtiva – Mt. 5. 38 – 42 – obediência às leis, tolerância e respeito á diversidade da sociedade.
2-    Acontece com correção – Pv. 12. 1
·        Nenhuma formação é perfeita e garante educação – I Ts. 3. 10 –
·        Na formação (intelectual, emocional e ética) haverá sempre lacunas e contradições a serem reparadas;
·        Na educação é preciso cultivar a pedagogia da correção – Hb. 12.5 – 8;
·        Não havendo correção não estamos formando cidadãos, mas bastardos pátrios (pessoas sem civismo e sem ligação com sua terra e sua nação) – Hb. 12. 8.

3-    Acontece com avaliação  - Hb. 4. 15
·        Nenhum conhecimento é efetivo se não puder ser testado – Hb. 4. 15;
·        Um processo educacional que não tem lugar para a reprovação não tem o direito de aprovar ninguém – Sl.105.17 -22;
·        A avaliação é a forma de aquilatar o nível de conhecimento adquirido – Mt. 25. 19 -28;
·        Uma lei científica só tem validade se ela puder ser testada e repetida. A lei não pode ser uma hipótese aceitável, mas uma certeza absoluta. A educação só é um fato concreto se puder ser avaliada, testada e aprovada – Tg. 1. 12.