quarta-feira, 20 de agosto de 2014


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 O TEMPO QUE SE CHAMA HOJE

MENSAGEM EM TIAGO 4. 14
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Introdução: A pós – modernidade é um tempo de inquietações com o futuro. O medo das doenças, da escassez de alimentos, os problemas ambientais como a diminuição dos depósitos de água, a poluição, as super-populações urbanas. A preocupação com o futuro da humanidade e do planeta se tornou a grande questão filosófica de nossos dias. Ocorre que o futuro é sempre desconhecido, e isto se tornou uma tarefa angustiante para nossa geração, que tem diante de si o desafio de encontrar sentido num presente que aponta para um futuro sombrio. Diante disto resta à igreja oferecer a este mundo pós – moderno, pós meta-físico, pós - científico, pós-secular, uma resposta adequada sobre o futuro. O que a igreja cristã tem a dizer sobre o assunto:

A igreja afirma que não é preciso se preocupar com o futuro.

1-   Porque o amanhã não pode ser determinado – Tg. 4. 14
·        Ninguém sabe, de fato, o que acontecerá amanhã – porque o amanhã não existe – Tg. 4. 14;
·        Ninguém pode viver no amanhã, simplesmente, porque ele não é real – só existe hoje, todo dia se chama hoje – Hb. 3. 13;
·        O hoje não é uma zona intermediária entre ontem e amanhã. O hoje é real e suficiente. Ele não pode ser um meio, ele é um fim em si mesmo. Só posso perceber a vida a partir do hoje – Hb. 4. 7;
·        Quem vive de amanhã (futuro) adoece e mata a vida hoje – Mt. 6. 25, 34. O futuro que as pessoas querem mudar não pode ser mudado. Só posso mudar o meu presente...;
·        A tentativa de controlar o amanhã me rouba a alegria de hoje, pois o amanhã é incontrolável, indomável, inacessível, inabitável, imprevisível e intocável;
·        Quem está preocupado com o amanhã (ocupado previamente com o que não chegou), nunca entrará no descanso de Deus – Hb. 4. 10;
·        Deus promete descanso para hoje, mas você não descansa porque pensa que o descanso será amanhã. Amanhã não pode te dar descanso porque o descanso é para hoje.

2-   Porque eu não preciso saber quanto tempo vai durar a minha vida neste mundo.
·        A duração de nossa vida carnal é do tamanho de nossa fragilidade – Sl. 90. 5, 6 – Tg. 4. 14 – é só olhar para nossa estrutura corporal;
·        Não precisamos saber quanto tempo vai durar, mas como viver bem o tempo que nos resta nesta carne – Sl. 90. 12 – sendo assim... (King James);
·        A vida não foi planejada para acabar. A morte é uma intrometida, uma estranha, uma inimiga que Jesus fez questão de destruir, mas ela deixou o seu veneno no nosso corpo – I Co. 15. 54;
·        O nosso corpo aceita a idéia da morte, mas nossa alma clama por vida – 2 Co. 4. 16 – este é o conflito da filosofia existencialista;
·        Não vale a pena se preocupar quanto tempo nos resta neste corpo (com o futuro de nossa vida física), isto só aflige nossa alma que se alimenta de eternidade, porque nossa alma não se interessa por viver setenta, oitenta, cem anos. Ela só se satisfaz com eternidade – Ec. 3. 11;

Conclusão: Não vale a pena nos agastarmos preocupando quantos dias nos restam. Deus já estabeleceu a soma deles. Só Deus conhecia o meu antes e só ele sabe o meu depois (Sl. 139. 16). A única coisa que eu tenho é o dia de hoje e a minha fé em Jesus.