terça-feira, 23 de abril de 2013


O QUE DEUS ESPERA DE SUA VIDA?
Texto básico: Mateus 6. 24 – 34
24  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
25 ¶ Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
26  Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
27  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
28  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
31  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Introdução: A dinâmica da vida moderna é semelhante a de um arco/flexa. Primeiro a tensão da procura da caça, a ansiedade o estresse das expectativas. Depois o esticamento físico e emocional intenso, extremo e exagerado. Por fim, o relaxamento total, descompassado e descompromissado. Este é um ciclo que se repete ao longo da vida: Expectativas estressantes, esforços exagerados e relaxamento desproporcional. Mas seria esta a dinâmica da vida proposta por Deus? Certamente que não! Hoje vamos descobrir o que Deus espera e deseja para minha vida. Vamos fazer a seguinte pergunta e respondê-la: O que Deus espera da sua vida?
 
O QUE DEUS ESPERA DE SUA VIDA?

QUE VOCÊ NÃO SE PREOCUPE ALÉM DO QUE DEVE – Mt. 6. 25, 26
- A ansiedade é uma demonstração de insegurança e desconfiança – a preocupação virou ansiedade – a palavra grega merimnao significa cuidado, ansiedade, inquietação;
Quando a preocupação me domina estou em descompasso com o Reino de Deus – Mt. 6. 26 – o que vale mais no Reino de Deus...;
- A ansiedade pela preservação do corpo destrói a vida – inversão dos valores, preserva – se o temporário e sufoca o imortal -  Mt. 6. 25; a Bíblia ensina a totalidade da vida – bios (vida material – sustento), psique (vida animal e psicológica), Zoe (vida vinda de Deus, vida espiritual, vida essencial);
- Invista em sua confiança para com Deus e não guarde preocupações em seu coração. Assim você desfrutará da paz – Fp. 4. 6, 7 – não guarde preocupações, exponha-a diante de Deus.

QUE VOCÊ NÃO TRABALHE ALÉM DO QUE PODE – MT. 6. 27 – 31
- O excesso de trabalho é a busca de riqueza ou a tentativa de encompridar a vida – Mt. 6. 27, 28 (trabalhar e acrescentar);
- O trabalho que rouba a sua fidelidade a Deus é profano e pecaminoso – Mt. 6. 24 - ergolatria
- O trabalho deve ser na medida de sua necessidade – eclesiastes 5. 18
- O trabalho não deve colocar sua dedicação a Deus em risco – Dn. 6.7 – 10.

QUE VOCÊ NÃO DESPERDICE SEU TEMPO COM COISAS INÚTEIS – MT. 6. 33
- O mundo e seus afazeres quando comparados com o reino de Deus são considerados de pouco valor – Jo. 6. 27
- A comida, o vestuário e a habitação não podem ser maiores que o reino de Deus. Minha busca do reino de Deus não pode ser prejudicada por causa de minha comida e meu vestuário – Rm. 14. 17 - 20
- Quando algo é colocado em oposição a Deus isto é considerado um ídolo em nossa vida. E neste sentido, nos tornamos pagãos e idólatras – Mt. 6. 32.