quinta-feira, 5 de agosto de 2010

REFLEXÕES DIÁRIAS

QUANDO O ILÍCITO SE TORNA O IDEAL?

Introdução:
Nem sempre a licitude representa a justiça e a misericórdia de Deus. Precisamos pensar além do lícito. Jesus enxergava a vida assim, não somente enxergava mas agia além da licitude. Eventualmente, o ilícito pode se tornar o comportamento ideal. Evidentemente, precisamos ser sábios o suficiente para saber que o ilícito neste caso é somente um contraponto ao que é tido por “lícito”.
Uma licitude que não considera a necessidade da graça e do amor de Deus deve ser quebrada. Nesta reflexão proponho não o ilícito, o imoral, o ilegal, mas a coragem para contrapor ao lícito legalista e impessoalista, que não considera a complexidade da vida. E pode ser que neste contraponto o ilícito se torne, circunstancialmente, o ideal. Vamos a reflexão!

Texto temático:

“ Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado.” (Mateus 12:1-2 RA)
“ Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome?” (Mateus 12:3 RA)

Proponho, então, as seguintes considerações para responder a questão: Quando o ílicito se torna o ideal?

I- Quando a licitude não for inteligente:
Guardar o sábado e matar o homem não é sábio – Mt. 12. 3
A Lei de guardar o sábado visava promover o bem estar físico e espiritual do Judeu. A finalidade do sábado era promover a vida, não tirar a vida. Observe que era lícito guardar o sábado, mesmo se o fiel estivesse faminto, mas não era inteligente;
Obedecer ao lícito nesta circunstância (fome) não somente era um sinal de ignorância, mas de desconhecimento da razão primeira do mandamento;
É preciso deixar claro que a religião é consequência e não causa do homem. O sábado foi criado para o homem e não o contrário – Mc. 2. 27;
Sendo assim, podemos afirmar que a boa licitude é aquela que é sábia. Deus é sábio e não deseja para o cristão uma licitude ignorante.


2- Quando a licitude não for aplicável – Mt. 12. 1, 2 (leia o texto de novo)
A lei que ignora a complexidade da vida se torna inviável – a lei mais urgente para o faminto é comer e não pregar o evangelho, visitar enfermos, dar o dízimo etc;
Não é aplicável a lei que obriga o faminto permanecer com fome diante de uma mesa farta ( a seara estava espigada) – Mt. 12. 1;
A lei que não leva em conta as necessidades básicas do ser humano torna – se obsoleta. Oportuno é esclarecer que o mandamento da lei da guarda do sábado (exclusivo para o judeu no V. T) não era inaplicável naquele momento, mas a interpretação ultra legalista da mesma é que a tornou descontextualizada – veja Mt. 12. 9 – 12;
Toda lei que não promove o “bem” torna – se inaplicável, porque a lei não é uma finalidade em si mesma, mas apenas um meio para promover a justiça e a paz – leia novamente Mt. 12. 9 – 12.




3- Quando a licitude não é conveniente (eticamente, falando) – I Co. 10. 23
Nem sempre o legal é moral. Não basta ser legal (no sentido jurídico) mas é preciso ser, humanamente, conveniente;
A licitude dos Fariseus na guarda do sábado, foi considerada inconveniente quando colocou a vida na rota da morte (a fome mata) – Mt. 12. 3;
O lícito precisa ser conveniente para, assim, promover o bem estar real do ser humano – I Co. 10. 24
Portanto, nem tudo que é lícito ou permitido é conveniente, e neste sentido o quebrar a guarda do sábado (ato ílicito na lei mosaica) para matar a fome foi a atitude ideal.



Conclusão:
Fica evidente não a defesa do ílicito para promover o bem estar do ser humano, mas a busca do lícito que seja inteligente, aplicável e conveniente. Por isto a bíblia ensina: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil (aplicável) para ensinar a verdade (conveniente), condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver (inteligente) “ - 2 tm. 3. 16 NTLH– parênteses e acréscimos nossos).

05 de agosto de 2010 – Pr. José Roberto Limas da Silva -

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