domingo, 18 de outubro de 2020

GOOGLE IMAGENS


MENSAGEM

Texto: Levítico 4. 1- 3, 15

1 Disse o Senhor a Moisés e a Arão: 2 Levanta o censo dos filhos de Coate, do meio dos filhos de Levi, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais; 3 da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta será todo aquele que entrar neste serviço, para exercer algum encargo na tenda da congregação.

15 Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir o arraial, acabado de cobrir o santuário e todos os móveis dele, então, os filhos de Coate virão para levá-lo; mas, nas coisas santas, não tocarão, para que não morram; são estas as coisas da tenda da congregação que os filhos de Coate devem levar.

 

Quais são os limites que Deus estabeleceu sobre nossa vida?

Introdução: Deus tinha recomendações expressas para os hebreus quanto aos limites de suas atividades. Cada família dos levitas, por exemplo, tinha atribuições claras definidas na vida da comunidade. Evidentemente que Deus tem essa proposta para nós, entretanto a maioria de nós vive alheia a esses limites que Deus estabeleceu para nossa vida. Hoje, vamos conhecer esses limites:

1-   Limites de ordem temporal – Nm. 4. 1- 3

·       Deus nos deu uma estrutura física e psicológica para desempenharmos determinadas funções – dos 30 aos 50 anos, no caso dos levitas;

·       Precisamos considerar que existe uma ordem natural para a vida – o que passar disso é uma exceção – Ecl. 3. 1 – 7;

·       Existe o tempo de trabalhar e o tempo de descansar, por isso Deus descansou no dia sétimo – Gn. 2. 2, 3;

·       É prudente planejarmos nossa vida, considerando que ela tem uma etapa histórica definida por Deus. Mesmo sendo desconhecida por nós, ela existe – Sl. 139. 16

 

2-   Limites de ordem funcional

·       Deus nos estruturou para determinadas funções. Precisamos entender o “desenho de nosso cargo”[1] – Coatitas tinha a função de carregar o mobiliário – Nm. 4. 15;

·       Precisamos respeitar aquilo que Deus nos vedou – as coisas santas foram vedadas aos Coatitas... Nm. 4. 15

·       Assumir uma função ou responsabilidade que não nos pertence, é sempre desastroso – Nm. 12. 1 -13;

·       Deus estabeleceu limites funcionais que precisamos observar – Mt. 10. 5, 6.

 

TEXTOS DA MENSAGEM

1-   Eclesiastes 3. 1 – 7

1Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 2há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3 tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4 tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; 5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6 tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; 7 tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8 tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.

 

2-   Gênesis 2. 2, 3

2 E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. 3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.

3-   Salmo 139. 16

16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

4-   Números 12. 1 – 13

1 Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. 2 E disseram: Porventura, tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O Senhor o ouviu. 3 Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. 4 Logo o Senhor disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três. 5 Então, o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. 6 Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. 7 Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. 8 Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?9 E a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se. 10 A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. 11 Então, disse Arão a Moisés: Ai! Senhor meu, não ponhas, te rogo, sobre nós este pecado, pois loucamente procedemos e pecamos. 12 Ora, não seja ela como um aborto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida. 13 Moisés clamou ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.

5-   Mateus 10. 5, 6

5 A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos; 6 mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel.

 



[1] Desenho de seus cargos, ou seja, definir tarefas a serem desempenhadas por seus ocupantes, suas responsabilidades, bem como seu relacionamento com a organização. Disponível em: https://www.trabalhosescolares.net/desenhos-de-cargos.