terça-feira, 15 de novembro de 2016

DESUMANIZAÇÃO

                                                               fonte: Google imagens
Por que estamos nos desumanizando?
Texto: Isaías 53. 1- 3
1 ¶ Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?
2  Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.
3  Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.

Introdução: Estamos num processo de desumanização do ser humano, tirando dele sua essência enquanto espécie humana. Fomos criados para sermos humanos física, psicológica, emocional, espiritual e sociologicamente. Já no início, perdemos nossa humanidade espiritual, ao longo do tempo fomos perdendo nossa humanidade psicológica e emocional, por fim, estamos destruindo nossa humanidade física e biológica. De humano está ficando, apenas, a condição de transgressor e pecador. Por que podemos afirmar que estamos nos desumanizando?

1- Por que roubamos do humano sua condição essencial de humano.
·         Jesus é o resgate da imagem espiritual e social do humano. Ele é o humano que não sacrifica a criação para ser diferente do outro humano – Jesus não era um humano transfigurado, mas um Deus vestido de humanidade (de humanidade plena) – humanidade física, psicológica e emocional (Hb 2. 17);
·         A humanidade original de Jesus assusta nossa humanidade deformada e confusa. Jesus é a possibilidade de resgatarmos o verdadeiro humano, o adão original – o texto no faz entender que “não havia Nele o tipo de beleza que nos agradasse” – criamos um padrão de beleza fajuto para os humanos, transformando sua beleza essencial em beleza aparente (olha para trás e eleja a pessoa mais bonita);
·         Perdemos o conhecimento do verdadeiro humano. Acostumamos com o humano impostor que mora em nós e que é inimigo de Deus – Rm. 1. 23 – o humano impostor rouba a glória de Deus e usa como se fosse sua;
·         Estamos transformando os humanos em andrógenos[1] – Fomos criados para sermos machos e fêmeas (zachar e nequeba), mas estamos descaracterizando a macheza dos homens e desconstruindo a feminilidade das mulheres. Virou estilo de vida não ser homem, nem mulher, mas adotar um comportamento baseado na androgenia[2] – existe até moda andrógina...;
·         Estamos roubando do homem a predisposição natural para a cooperação e a generosidade – Gn. 2. 18;
·         Construímos um padrão de humano egoísta, cruel e indiferente com a sorte do outro humano – Is. 53. 4 – Mas Jesus ensina que nossa humanidade inclui o outro – Jo. 15. 12, 13.
·         Só posso ser chamado de humano verdadeiro quando sou capaz de me doar e me sacrificar pelo outro. O humano que odeia, persegue e oprime o outro, é um humano falsificado, fajuto, impostor e usado por Satanás – I Jo. 4. 20.




[1] Androginia refere-se a dois conceitos: a mistura de características femininas e masculinas em um único ser, ou uma forma de descrever algo que não é nem masculino e nem feminino.
[2] Na psicologia, esse termo também é empregado para se mencionar a um transtorno de identidade de gênero, no qual o indivíduo não se conhece como homem nem como mulher, mas como o conjunto dos dois. Vale advertir que a androginia, no caso em questão, não está, necessariamente, relacionada ao hermafroditismo e tampouco ao contexto utilizado nesta produção.