segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CHEGOU O DIA DA BÍBLIA

A BÍBLIA, UM LIVRO MUITO FALADO MAS POUCO CONHECIDO


TEXTO TEMÁTICO: 2 CR. 34. 14 – 28


14 ¶ Quando se tirava o dinheiro que se havia trazido à Casa do SENHOR, Hilquias, o sacerdote, achou o Livro da Lei do SENHOR, dada por intermédio de Moisés.

15 Então, disse Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na Casa do SENHOR.

16 Hilquias entregou o livro a Safã. Então, Safã levou o livro ao rei e lhe deu relatório, dizendo: Tudo quanto se encomendou a teus servos, eles o fazem.

17 Contaram o dinheiro que se achou na Casa do SENHOR e o entregaram nas mãos dos que dirigem a obra e dos que a executam.

18 Relatou mais o escrivão ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me entregou um livro. Safã leu nele diante do rei.

19 Tendo o rei ouvido as palavras da lei, rasgou as suas vestes.


Introdução: É muito significativo que em tempos modernos tenhamos tantas cópias da Lei (Bíblias) em nossos lares. Também é significativo o fato de que pouquíssimos cristãos leiam esta lei regular, sistemática e reflexivamente. A Bíblia se tornou mais um livro na nossa estante, e eventualmente, “está perdida” no arcabouço da nossa militância religiosa.

Neste breve esboço, consideraremos a experiência de Israel nos dias de Josias, como uma parábola para os tempos pós – modernos.




1- O livro da Lei estava “perdido” na casa de Deus – 2 Cr. 34. 14

  • Os sacerdotes sequer sabiam onde estava o livro da Lei;

  • Os sacerdotes não liam, não meditavam, não ensinavam a Lei de Deus;

  • O livro estava na igreja, mas não estava nem na mente, nem no coração do povo;

  • O povo não conhecia o Deus da Bíblia – 2 Cr. 34. 21 – Também não conheciam a Bíblia de Deus -

  • O livro era falado mas não era usado no dia a dia do povo. Igualmente nos nossos dias, ouvimos sobre a Bíblia, mas não usamos ela como regra de fé e praxis.



2- O Contéudo do Livro era desconhecido pela maioria dos fiéis – 2 Cr. 34. 25.

  • O desconhecimento era tão grande que o primeiro mandamento do Livro estava sendo quebrado – 2 Cr. 34. 25;

  • A idolatria sempre aparece quando falta a palavra de Deus – Ap. 2. 20 – 23;

  • Quando há ignorância do contéudo do livro aparece os deuses estranhos, os personalismos e o culto ao indivíduo;

  • Os dominadores do povo de Deus sempre surgirão na ausência da palavra – 3 Jo. v. 10.



3- O Livro não era interpretado, nem ensinado –

  • O livro era, oralmente, citado nas reuniões religiosas, mas não se lhe lia, nem interpretava o seu contéudo. Ora se não era lido, não era entendido, não sendo entendido, como poderia haver interpretação?

  • A Bíblia não é um livro apenas para ser lido tecnicamente. Ele precisa de tempo para meditação, reflexão e interpretação – At. 8. 27 – 31;

  • O livro para a geração desta época, e quem sabe a nossa, se tornou apenas um símbolo da religião – 2 Cr. 34. 14;

  • Não havia mestres, nem ensinadores da palavra – 2 Rs. 23. 2

  • Os sacerdotes de Deus, sequer conheciam a vontade de Deus para o povo - 2 Cr. 34. 22 -



Conclusão: Uma igreja que não lê e nem interpreta a Bíblia é uma igreja imatura e sujeita às tentações e heresias. As igrejas mais maduras da Bíblia são as que liam e estudavam as escrituras. As igrejas de Éfeso (Atos 18 e 19) e de Filadélfia – (Ap. 3. 7 – 11) são um exemplo claro desta boa prática.


Feliz dia da Bíblia (12/12/2010) - Pr. José Roberto Limas da Silva

2 comentários:

  1. mispedrocerqueira@ig.com.br13 de dezembro de 2010 às 13:55

    Quando lemos a Biblia muitas vezes pensamos que os personagens naquele momento sabiam o que estava acontecendo, mas não ali são exemplos de vida para os nossos dias. Eu sei que existiam os profetas para orientarem e alerta-los, mas será que muitos deles a ler as muitas burrices que fizeram? Exemplo de só um os dez espias.É so uma pergunta ou mesmos esse pessoal de segundo cronicas 34-14. Vejamos o quanto é importante de ler a biblia e estudar, quantas vezes talvez passei por este capitulo mas não tinha dado importancia. OBS: Amei tambem foi o estudo de sexta feira, EZEQUIEL 47-4 muito misterio glorias a Deus pelo entendimento que Ele nos dá.

    ResponderExcluir
  2. mispedrocerqueira@ig.com.br20 de dezembro de 2010 às 13:36

    O que aconteceu no ver: 19 com o rei Josias, acontece com muitos de nós ate nos dias de hoje. Muitos de nós seguiamos uma religiâo cega ou uma tradição religiosa, então o dia em que convertemos olhamos para tras e enchergamos quantas besteiras fizemos. Ai meu amado a vontade é de rasgar as vestes e chorar mesmo. Mas graças a Deus hoje nós temos Jesus Cristo e o Espirito Santo de DEus. Um para nos consolar e o outro para interceder por nós e advogar nossas causas amem.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!