terça-feira, 17 de agosto de 2010

Quem tem medo de Heresia?

PEQUENAS HERESIAS, GRANDES DESTRUIÇÕES.
Uma reflexão no capítulo 2 versos 18 a 21 da carta de João:
18 ¶ Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora. 19 Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. 20 ¶ E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. 21 Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade.

A Heresia Gnóstica (especialmente a docética) não era tão “cabeluda” mas era discreta e espiritualista. Pois afirmava que Jesus era totalmente divino e não dispunha de perfeita natureza humana, o que se via era apenas o que se imaginava do corpo de Jesus. Jesus era apenas uma miragem, fisicamente, falando.

O Jesus dos gnósticos é um Jesus que não participa da natureza humana plenamente e isto parecia ser um reforço na divindade de Jesus, entretanto, esta foi uma das heresias mais destruidoras no início do cristianismo, sendo combatida por Paulo na carta aos Colossenses e por João no texto supra mencionado.

Especialmente em nossos dias encontramos igrejas e ministérios que propõem uma vida acima das mazelas humanas (sofrimento, pecado, fracassos etc). A Bíblia recomenda que o cristão não viva no pecado, mas admite o fato de que iremos, em algum momento, pecar e para isto ela já nos provisiona uma saída para a questão do pecado que continua a nos assediar: “ Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro ( I Jo. 2. 1, 2).

Ignorar o fato de que somos humanos e sujeitos a tantas paixões é o caminho mais curto para a queda e o fracasso espiritual (Tg. 5. 17). Fomos libertos do poder do pecado (Rm. 7. 14) não da presença dele (Hb. 12. 1), portanto, nossa militância contra o pecado deve ser no sentido de fugirmos da aparência do mal (1Ts. 5. 22 ), não temos garantia de que não vamos pecar, mas temos a garantir que ele não pode nos dominar.

Portanto, ainda que não queiramos, nós pecamos. Ensinar que o crente não peca é tolice, falar que não peca é mentira (1 Jo. 1. 8). Existe uma diferença fenomenal entre dizer que alguém não peca e dizer que alguém não vive pecando, porque a Bíblia afirma que aquele que conheca a Jesus não vive pecando (1 Jo. 3. 6).

Voltando ao assunto das pequenas heresias, devemos estar atento para pequenas concessões doutrinárias, uma vez que, elas podem se revelar trágicas mais tarde. Pois a Bíblia é categórica em afirmar que “mentira alguma jamais procede da verdade”.

6 comentários:

  1. Abro os comentários propondo que pensemos em quantas concessões fazemos na nossa prática cristã contemporânea. O que falam de Jesus nas igrejas, o que se fala do Espírito Santo condiz com o reto ensinamento bíblico? Pensemos sobre o assunto! José Roberto

    ResponderExcluir
  2. Olhando para as heresias, nao acho pequena nao, sao cabeludas mesmo. Mas o proprio jesus ja tinha nos alertado falando do joio e o trigo. So´que eu nao tinha tinha visto por este angulo. Eles se fingindo ser mais espirituais do que no´s mas desconhecendo Cristo carnalmente. Entao Cristo nao veio ainda para eles e a profecia de Gn 3;15 nao se cumpriu. Muito interessante...

    ResponderExcluir
  3. Heresias (Doutrina oposta aos ensinamentos divinos ).

    Estamos vivendo numa época, cuja demanda por novos fascínios tem levado muito a atentar avançar para além da fé, para chegarem a alguma novidade (E, portanto, algo mais verdadeiro). Mas, se algo é novo, não é verdadeiro; e se é verdadeiro, não é uma novidade.
    O cristianismo é o cume mais elevado, Seja qual for a direção em que o indivíduo siga. Nada existe de maior, nada existe de mais elevado, e, por certo, nada existe de mais maravilhoso do que as alturas da revelação divina, nas escrituras e em Jesus Cristo.
    Tentar avançar para além desse cume, em busca de algo melhor, é ilusão, é querer se enganar, é se afastar do cristianismo autêntico, para além das fendas das seitas, onde damos abertura para o mal agir em nossas vidas .
    Tudo aquilo que ultrapassa a palavra de Deus vem do maligno, tudo que ultrapassa a sã doutrina é heresia.
    Seita ou heresia, é uma perversão religiosa. É a crença e a prática, dentro do mundo religioso, que requer a devoção das pessoas a algum ponto de vista religioso...
    Ñão é por menos, que hoje vemos absurdos no meios evangelicos, tipo agua ungida, sabonete com o sangue do cordeiro, farinha milagrosa, lencinho, a rosa ungida, agua ungida direto do monte...etc...são tantas, que nem caberia aqui.. tornado assim alguns evangelicos a praticarem a "idolatria santa"

    Romanos

    1.25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Ontem; mais uma vez voltei ao meu passado e vi o quanto é perigoso andar de "pasto em pasto" achando que estava aprendendo mais que os outros irmaos. Quando me converti,andei por varios lugares chamadas igrejas. Mas só hoje é que posso ver o quanto estava errado e o porque minha cabeça andava cheio de indagaçoes a respeito do reino de Deus. Quando li esse artigo, vi o quanto Deus foi e esta sendo misericordioso comigo pois quase fui destruido achando que estava aprendendo demais e no entanto estava complicando a minha cabeça. Um dia aprendia uma coisa, depois aparecia uma "novidade" e é o que mais se vê em minha cidade. Pequenas heresias e grandes destruiões pessoas comprando um terreno no céu para ele e todos os seus familiares e o amor de Deus, de Jesus ficando em segundo ou terceiro plano. Falo isso de cadeira por que me ensinavam era isso no passado, igrejas contra igrejas.

    ResponderExcluir
  5. Estamos em um tempo em que algumas igrejas estão buscando artificios para ludibriar a mente daqueles que buscam a cristo; estão inventando coisas mirabolantes para conquistar as mentes das pessoas oferecendo aquilo que eles não podem dar pois são humanos e pervertem o evangelho de cristo colocando peso nas costas daqueles que presisam ser aliviados de suas tristesas e dificuldades, estão longe das verdades que jesus ensina na sua palavra;temos que buscar a força e a sabedoria de jesus para que não entremos por estes caminhos; devemos ser despenseiros da verdade e pregar a palavra insta, que liberta ,cura e transforma a vida do homem.

    ResponderExcluir
  6. 2 Tim. 2.15 -" Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade".
    Deus na sua infinita misericórdia nos deixou a sua palavra para que conhecendo-a não venhamos nos deixar levar por essas tantas heresias que surgem no meio, uma vez que se buscarmos na palavra do Senhor sem dúvida alguma teremos a destreza de saber distinguir o que heresia do que é verdadeiramente a palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!