quarta-feira, 28 de julho de 2010

Repensando a caminhada

ESPIRITUALIDADE DE ORALIDADE E ATITUDES DESPROPOSITADAS


“ Não é fato que agora mesmo tu me invocas, dizendo: Pai meu, tu és o amigo da minha mocidade? Conservarás para sempre a tua ira? Ou a reterás até ao fim? Sim, assim me falas, mas cometes maldade a mais não poder.” (Jeremias 3:4-5 RA).

Cultivamos uma espiritualidade de oralidade, de palavras bonitas e de expressões cultuais estereotipadas. Não há muito espaço para a reflexão e a ponderação. Somos rápidos em falar, preguiçosos em pensar.

Desenvolvemos uma espiritualidade impactante, arrebatadora e improvisadora. Não pensamos na construção que as nossas palavras propuseram na sua confissão verbalizada. Somos praticantes do verbo que somente informa, mas não da palavra que vive e transforma. O logos que tanto recitamos, cantamos e ministramos não passa de jogo de palavras, mas o Logos da Bíblia (o Verbo Vivo), cria, sustenta e governa tudo com o seu poder (Gn 1. 3, Jo. 1. 3, Hb.1. 3).

Nossa espiritualidade oral é pouco construtiva, pois como a nação de Israel nos dias de Jeremias, falamos muito, pensamos pouco, e não vivenciamos quase nada. Dizemos: Pai meu! Mas nosso coração não sabe viver a dependência de Filho.

Este “modus vivendi” (modo de viver) da igreja se torna mais evidente quando avaliamos o que temos de mais visível na caminhada da igreja atual. E o que temos: música de primeira qualidade, pregadores brilhantes, Shows grandiosos. Quando o que deveríamos ter era: Pregação Contundente, Missionários nos campos, Comunhão Congregacional.

Novamente a espiritualidade da descendência de Abraão nos dias de Jeremias nos mostra como podemos ser tão religiosos e tão ímpios. A maneira como a nação de Israel ora neste texto deixa claro de que eles tinham vasta informação sobre a natureza de Deus, uma vez que o chamavam de “Pai”, o que é pouco comum no início da caminhada da nação. Além do mais eles declaram que Deus é um Deus que não tem prazer em exercer sua ira. Eles sabem, também, que Deus é misericordioso e que não passa de um momento a sua ira (Sl. 30.5).

Na verdade o que Israel tenta nesta oração é controlar as ações de Deus e, assim, poder continuar no pecado sem sofrer as consequências da sua ação.

Não é estranho que nossa vida cristã moderna também busque estabelecer uma espiritualidade fundada na oralidade e na adoração despropositada. Podemos cantar: abro mão dos meus sonhos, abro mão dos meus desejos, abro mão da minha vida..., sem nos dar conta da extensão e da gravidade de nossa declaração e, para em seguida “cometer maldades a mais não poder.”

A advertência de Paulo, se torna por demais pertinente para a nossa religiosidade de palavras combinadas:De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos (Rm. 6. 2)?

Artigo publicado em 28/07/2010 – José Roberto

5 comentários:

  1. Artigo interessantíssimo e bem apropriado para o que estamos vivendo. É de uma verdade incontestável. Um beijo do seu amor. Joelma Limas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Pastor por mais essa iniciativa, muito bom, maravilhoso, mais uma ferramenta importantíssima para obra do Reino de Deus...oro a Jesus para continuar iluminando a sua vida, assim tambem estaremos recebendo esta luz, que é transmitido a todos nós, com paciência, amor, e determinação ...Jesus Abençoe

    ResponderExcluir
  3. Pr. José Roberto e querida Joelma, estou encantda com o blog, com certeza será muito usado nas mãos do Senhor! Parabéns pela iniciativa! Amo vcs em Cristo! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Pr. José Roberto, gostei muito do blog vou tentar acompanhar todos os dias.

    Jesus Abençoe

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!