quarta-feira, 20 de outubro de 2010

REFLEXÃO DO DIA

VENDO PARA DESCREVER, OUVINDO PARA ANUNCIAR.


Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte.” (Ezequiel 3:17 RA)

Somos tentados o tempo todo a externar o que pensamos, sentimos e achamos da vida. Nem sempre levamos em conta que nossas reflexões são leituras reduzidas de impressões de fatos, que não podemos perscrutar totalmente.

Quando falamos ou escrevemos, inevitavelmente, influenciamos. Pensando assim, deveríamos ser ponderados naquilo que verbalizamos e escrevemos. Não somente isto, a Bíblia recomenda que sejamos prontos para ouvir e tardios para falar (Tg.1. 19).

Exatamente nesta perspectiva é que que o texto supra-mencionado (Ez. 3. 17) nos convoca para uma postura de “Atalaia”.

O Atalaia é o sentinela que vigia a cidade enquanto os outros dormem em segurança. Ele sempre está postado na parte mais alta dos muros da cidade (as cidades antigas tinham muros), ele está estrategicamente posicionado.

O Atalaia é uma figura de linguagem (metáfora) empregada por Deus para demonstrar ao seu profeta (Ezequiel) a suprema urgência dele ter visão aguçada e ouvidos apurados.

O Atalaia da perícope é um modelo de comportamento inteligente que todos nós deveríamos ter. Simplificadamente o atalaia é aquele que ouve antes de anunciar. Ele é exortado a ouvir o que Deus tem a dizer, antes de fornecer sua interpretação.

Nossa auto-suficiência mata nossa eficiência. Seríamos muito mais produtivos se gastássemos nosso tempo aprendendo a ouvir o que Deus tem a dizer sobre a vida, sobre as pessoas e, principalmente, sobre nós.

O Atalaia é um indivíduo que precisa enxergar e ouvir muito bem, ele precisa divisar entre vultos e sombras e não deve expressar impressões temerárias, sob pena de causar preocupação e desespero na “população da cidade”.

Diante disto, somos desafiados por Deus a levar em conta algumas situações, antes de emitirmos nossas conclusões, senão vejamos:

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29:11 RA)

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:8-9 RA)

Fica evidente que nossa construção hermenêutica (interpretativa) será sempre parcial, limitada e pobre em face da complexidade da vida e da suprema grandeza de Deus.

Sendo assim, melhor é enxergar e ouvir na perspectiva de Deus, e somente depois, “tocar a nossa trombeta” de Atalaias de Deus.

Até a próxima! Pr. José Roberto - 20/10/2010.

Deixe seu comentário, ele é importante para mim!

2 comentários:

  1. Meu primeiro comentário como incentivo para o seu. Diziam nossos avós: "quem conversa muito dá bom dia cavalo". Penso que poderíamos fazer uma emenda que ficaria assim: Quem conversa muito, sem pensar, pode o cavalo cumprimentar.
    Vamos lá deixe seu comentário! Abraços! Pr. José Roberto

    ResponderExcluir
  2. mispedrocerqueira@ig.com.br21 de outubro de 2010 às 08:51

    Bom dia e a paz do Senhor.A verdade é que muitas pessoas, assim como Eu no passado pensavamos ou queriamos agir como Deus. Pensavamos ou construiamos na nossa mente uma ideia sobre alguma pessôa e la estavamos nós dando uma de profeta de Deus. Muitas vezes sem consultar,ouvir,e o pior de tudo sem o estudo da palavra de Deus. Mas graças a Deus hoje estamos estudando a palavra de Deus para que possamos primeiro ouvir,enxergar e pensar no campo espiritual o que é mais importante amém.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!