quarta-feira, 30 de novembro de 2016


AS ETAPAS DA RESTAURAÇÃO
TEXTOS:
Joel 1
9  Cortada está da Casa do SENHOR a oferta de manjares e a libação; os sacerdotes, ministros do SENHOR, estão enlutados.
10  O campo está assolado, e a terra, de luto, porque o cereal está destruído, a vide se secou, as olivas se murcharam.
11  Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e sobre a cevada, porque pereceu a messe do campo.
12  A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.
13  Cingi-vos de pano de saco e lamentai, sacerdotes; uivai, ministros do altar; vinde, ministros de meu Deus; passai a noite vestidos de panos de saco; porque da casa de vosso Deus foi cortada a oferta de manjares e a libação.

Joel 2
12 ¶ Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto.
13  Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
14  Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, uma oferta de manjares e libação para o SENHOR, vosso Deus?
15  Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene.
16  Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento.
17  Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus?

Joel 2
18 ¶ Então, o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo
19  e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.
20  Mas o exército que vem do Norte, eu o removerei para longe de vós, lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; lançarei a sua vanguarda para o mar oriental, e a sua retaguarda, para o mar ocidental; subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque agiu poderosamente.
21  Não temas, ó terra, regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR faz grandes coisas.
22  Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a figueira e a vide produzirão com vigor.
23  Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia.
24  As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo.
25  Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.
26  Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado.


Introdução: A restauração é um processo. Ela não acontece abruptamente, ela percorre etapas. Neste sentido, cada etapa precisa ser compreendida e vivida a fim de que o processo seja perfeito. Podemos viver em crise a vida inteira ou podemos permitir que as crises sejam, apenas, oportunidade de sermos restaurados e aperfeiçoados. Para sermos restaurados precisamos entender as etapas do processo de restauração.

1- Etapa 1 – a constatação – Joel 1. 9 - 13
·        Ser capaz de perceber o que está acontecendo ao seu derredor (a crise começou no campo, mas atingiu todas as esferas da sociedade);
·        Os sinais que a natureza nos envia precisam ser considerados – seca, crise na produção de alimentos, solos improdutivos, morte da vegetação e dos animais – Joel 1. 10 – 12;
·        A terra que vai sendo desertificada, poluída e esgotada sem que nos demos conta disto – o agronegócio na Amazônia para matar a fome de grãos do mundo (e enriquecer os empresários do agronegócio), que remove a vegetação natural e coloca a monocultura da soja ou rebanhos no lugar da floresta. Os solos vão sendo pisados, erodidos e esgotados. A crise das terras cultiváveis no Brasil. No sul não há mais, no centro oeste está totalmente ocupado, agora se avança para o Norte do Brasil – Joel 1. 12.

Etapa 2 – O arrependimento – Joel 2. 12 – 17
·        A constatação do quadro caótico deve nos levar ao arrependimento sincero- rasgar o coração e não as vestes, ou seja, não ser, primeiramente, uma atitude exterior, mas interior;
·        Experimentar uma mudança na forma de pensar e entender a vontade de Deus (Joel 2. 12). Permitir – se ser afetado e sofrer com a desgraça do momento – destruição da criação de Deus, injustiça, corrupção, desemprego, fome;
·        Ter uma atitude solidária e não pensar, apenas, em soluções particulares. A crise é um patrimônio de todos, a solução precisa ser para a coletividade e não, apenas, para um individuo ou grupo – Joel 2. 16;
·        Precisamos nos envolver com a sorte de nosso povo. Todos estão no processo: sacerdotes, anciãos, jovens, crianças. Deus está interessado em restaurar todos – Joel 2. 16 – Jr. 29. 7.

Etapa 3 – A recuperação do que foi perdido – Joel 2. 18 - 26
·        A natureza é criação de Deus e, considerada, importante por Ele – Mt. 6. 25 – 30;
·        A natureza é a base para a nossa existência física. Deus cuida dela, porque ela é nossa fonte de alimentação, moradia, trabalho etc – 2. 19;
·        A recuperação de uma crise passa pela recuperação da natureza. Precisamos considerar importante a recuperação da natureza. Deus vai nos abençoar e prosperar financeiramente, através dos recursos naturais. Joe. 2. 22 – 24;

·        Na restauração Deus recupera os anos que foram perdidos na crise (os gafanhotos)- Joel 2. 25, 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!