segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MENSAGEM ESPECIAL


O TEMPO DO DESCANSO
TEXTO: ÊXODO 23. 12 "Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro."


Um tempo para descansar parece ser essencial para o desenvolvimento da vida. Abrir mão de atividades, afazeres e projetos. Um momento que a vida nos absorve e não tentamos domá-la pela força.

O descanso, de certa maneira soa como um prêmio pela conclusão de uma missão. Este sentimento de que concluímos algo é muito confortador e gera descanso (2 tm. 4. 7).

A missão concluída nos catatulpa para uma região de descanso (Hb. 4. 4). Este descanso funciona como um reverso do ativismo empreendido na missão. Havendo de se tomar o cuidado para não usar o descanso como o começo de uma nova atividade.

Outra reflexão que fazemos sobre o tempo do descanso é que ele fecha um ciclo que não se repete mais. Quando analisamos a obra da criação, percebemos que Deus ao encerrar a sua criação, descansa. Em suma, a idéia é de que um ciclo está concluído e que, tal como foi desenvolvido, jamais se repetirá ( ou seja, a obra da criação não se repetirá nos mesmos moldes - Gn. 2. 1, 2).

Ainda considerando a irrepetibilidade do ciclo, chega-se a conclusão que no tempo do descanso não há espaços para retoques. Nesta fase há um cessamento de esforços, no sentido de reparar erros ou purgar culpas. O descanso cessará a partir do momento que qualquer ativismo mental ou físico por provocado. A lição a ser aprendida é: o dia (ou ciclo ) que passou não poderá ser melhorado ou piorado (Mt. 6. 34).

A última reflexão a ser feita, dentro da proposta adotada é que o o tempo do descanso funciona como uma ante-sala para uma nova missão. Observe que é ante sala, não uma "sala de espera" para a próxima missão. O tempo do descanso é uma fase essencial para recompor as forças físicas, ajustar as emoções.

É o tempo de inserirmos no descanso todas as esferas da vida (bois, jumentos, servos e forasteiros - Ex. 23. 12) e deixarmos nosso corpo, alma e espírito em absoluto repouso.

Um abraço e bom descanso!  

Pr. José Roberto - 20 de fevereiro de 2012.

6 comentários:

  1. mispedrocerqueira@ig.com.br21 de fevereiro de 2012 às 16:49

    A paz do Senhor a todos. Voltando para os dias de hoje tambem deveremos inserir a desligar os portoes eletronicos os celulares a televisão o radio e eto...etc...boa materia Pastor um descanso para descansar a mente e não só parar de trabalhar.

    ResponderExcluir
  2. mispedrocerqueira@ig.com.br21 de fevereiro de 2012 às 16:51

    A paz do Senhor a todos. Voltando para os dias de hoje tambem deveremos inserir a desligar os portoes eletronicos os celulares a televisão o radio e etc...etc...boa materia Pastor um descanso para descansar a mente e não só parar de trabalhar.

    ResponderExcluir
  3. mispedrocerqueira@ig.com.br21 de fevereiro de 2012 às 16:53

    A paz do Senhor a todos. Voltando para os dias de hoje tambem deveremos inserir a desligar os portoes eletronicos os celulares a televisão o radio e etc...etc...boa materia Pastor um descanso para descansar a mente e não só parar de trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor, irmão Pedro. Obrigado pela sua participação. E aí está descansando no Senhor, também! Abraço! Pr. José Roberto

    ResponderExcluir
  5. O descanso, como bem dito, pelo nosso Pastor é o momento de recarregarmos nossas energias, física, mental e espiritual para um novo tempo, novos projetos, um novo olhar. Pois bem, tivemos um bom período de descanso, e agora renovados inciaremos mais um ciclo!!! Que o Senhor Jesus nos encha de paz, vigor e disposição para cumprirmos as metas que determinamos para o ano de 2012. A paz do Senhor!!! Elaine Meira

    ResponderExcluir
  6. Paz e graça, irmã Elaine! Este é o nosso desafio: cumprirmos as metas para 2012, sem sacrificar os momentos de descanso. Deus te abençoe! José Roberto

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!