quarta-feira, 31 de outubro de 2012

495 ANOS DE REFORMA PROTESTANTE

Catedral do Castelo de Wittemberg (onde foi afixado as 95 teses)

REFORMA PROTESTANTE
1 -  CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Antecedentes históricos da reforma Protestante.
O cristianismo como religião começa na Judéia, na cidade de Jerusalém, sendo que a primeira igreja cristã é sediada em Jerusalém. O cristianismo só se espalha pelo mundo através das viagens missionárias do apóstolo Paulo, atingindo todo o império romano.
Devemos considerar que o mundo desta época é politicamente Romano e culturalmente Grego. Outra consideração importante é que somente a partir do ano ano 70 D. C, com a destruição de Jerusalém, a igreja cristã desloca seu eixo de influência para outras cidades, como Alexandria no Egito, Eféso na Ásia e Roma na Europa.
Durante os três primeiros séculos o cristianismo é considerado como religião fora da Lei, embora goze de alguns momentos de tranquilidade. Sendo que a perseguição efetiva do estado romano acontece de 285 D. C a 311, quando o estado legisla para prender os cristãos, queimar cópias das Escrituras e, em alguns casos, levá-los a pena capital. Somente a partir do edito de tolerância de Constantino – 313 o cristianismo adquire liberdade de culto. Ato contínuo, o cristianismo se torna então em seguida religião oficial do império – daí o termo católico (universal).
Com a institucionalização do cristianismo, a igreja preponderante que antes era grega, agora é romana, e em 382 a primeira bíblia em Latim é traduzida por Jerônimo, “a Vulgata Lectio” (Edição Popular). E durante mais de 1000 anos esta foi a única tradução adotada pelos católicos (até o século XV).
Não obstante, a destruição do Império Romano do Ocidente em 476 e a formação dos estados Europeus, a Vulgata continuou sendo a única tradução usada pela igreja cristã. É Importante anotar, também, que a igreja cristã (católica) sobrevive à destruição do Império Romano e se alia ao Santo Império Romano- germânico, agora fragmentado em diversos países (França (Francos), Itália (Lombardos), Anglos e os saxões (Inglaterra) etc.
Outro incidente histórico digno de nota é a separação da igreja grega (ortodoxa) da igreja romana, no século XI, rompendo com o governo do papa sobre ela. Em 1453 cai, também, o império romano do oriente se tornando uma possessão turca (a religião dominante passa a ser islâmica).
Chegando ao século XV, a religião cristã européia (catolicismo) é fortemente aliançada com o poder político. Ela não existe à margem do Estado, ela coroa reis, ela depõe reis, ela luta contra os reis. O governo não é independente, nem a ciência, nem as artes, nem a música, nem a literatura. A igreja domina sobre tudo e sobre todos.
Outro aspecto interessante, e que a religião é fortemente supersticiosa e os fiéis são dependente da orientação dos eclesiásticos (clero). Não há liberdade de culto. A igreja determina no que o fiel deve crer. Nesta época não existem traduções bíblicas nas línguas pátrias, embora o latim se torne ultrapassado e a maioria da população do império tinha seus próprios dialetos. Neste estado de coisas, qualquer tentativa de traduzir a Bíblia era passível de excomunhão, taxação de herege e, não raro, de morte.

2- PRECUSSORES DA REFORMA PROTESTANTE
·                     Nos arredores da igreja:
Na verdade, desde o século III (primeira citação em 225 D. C) já temos notícias de grupos reformadores, como os Anabatistas, que tinham uma postura bastante radical em relação a sua crença, não admitindo o batistmo de crianças, nem a participação de cristãos na guerra. Também eram fervorosos defensores da verdade bíblica, não se sujeitando á religião institucional romana, nem ao papado. São considerados como um grupo que influenciou, fortemente, a Reforma Protestante.
Existia, também, outros grupos de cristãos descontentes com a ação da igreja romana como os Valdenses, que eram liderados por Pedro Valdo, que traduziu a bíblia para a linguagem popular no século XII, mas foi perseguido e excomungado. No século XIV Jhon Wiclif, na Inglatera, propôs uma volta ao cristianismo primitivo, e em 1320, traduziu a Bíblia para o inglês, tendo os seus escritos queimados e os seus restos mortais desenterrados e queimados, uma vez que já era falecido.

·        Fora da igreja:
No século XIV com a Renascença alguns paradgmas começaram a ser propostos e a religião dominante começa a ser questionada. Uma nova forma de ver a ver o mundo é inaugurada: o teocentrismo por antropocentrismo, estudo das obras clássicas, nova visão da arte e da ciência. Leonardo da Vinci (na música, arte, ciência, engenharia etc). Erasmo de Roterdã na visão humanista – traduziu o novo testamento grego dando origem para as modernas traduções.

·        Dentro da igreja Romana
Jhon Huss: Outro pré - reformador foi Jhon Huss (1369 – 1415), padre tcheco, que defendia o livre sacerdócio do crente e o acesso desimpedido às Escrituras, sem o filtro hermenêutico de Roma. Suas atitudes foram taxadas de rebeldia, foi excomungado em 1410 e queimado vivo em 1415, numa estaca.

Martim Lutero: Nascido em 1483 – monge agostiniano depois professor de teologia. Estudioso dedicado das escrituras e questionador do sistema religioso da época. Um reformador dos costumes da igreja. Seu grande questionamento foi as indulgências, sobretudo as indulgências exorbitantes para a construção da basílica de S. Pedro. Entretanto, seu maior conflito com a igreja católica foi com a doutrina da salvação pela fé e não meritória (Efésios 2. 8). As indulgências, na verdade, só afirmavam o caráter meritório da salvação. Este foi o motor da reforma Protestante:
Outras bandeiras da reforma:
·         O fiel deve ter seu próprio sacerdócio, ou seja, pode ler e estudar as escrituras livremente;
·         A Bíblia deve ser na língua do cristão;
·         A mediação pertence somente a Cristo;
·         A Bíblia é a autoridade máxima e não o papado;
·         A salvação é individual e não mediante a igreja.

3- REFORMA PROTESTANTE
A reforma é deflagrada com as 95 teses de Lutero em 1517, rejeitando vários dogmas romanos. Reforma esta que é confirmada pela não retratação de Lutero em 1521 reafirmando sua crença na Bíblia, sua negação da autoridade da tradição da Igreja, sendo por isto, excomungado da igreja católica. A partir daí Lutero é um fora-da-lei no império tendo sua vida em risco e, diante disto, com a cobertura do príncipe Frederico da Alemanha, exila – se no castelo wartburgo, onde faz a tradução da Bíblia para o alemão.
·         Desdobramento da Reforma:
Com a ausência de Lutero a Alemanha fervilha, a Suíça adere e mais tarde o Reino Unido (inglaterra, Escócia, Irlanda), Holanda, Hungria e Bélgica. Nesta fase da reforma, os países aderentes não conseguem estabelecer separação entre estado e igreja, trazendo grandes conflitos políticos na Alemanha e Suíça, principalmente. O mapa da Europa é redesenhado e Itália, Espanha, Portugal e depois França se posicionam em favor do catolicismo romano.
Além de Lutero, temos como principais reformadores: Zuinglio (Suiça), Jhon Knox (Escócia) e mais tarde João Calvino. As igrejas passam a ser chamadas de protestante, sendo chamada na  Alemanha passa de Luterana; Na Suiça chama-se Presbiteriana ou Calvinista, Na inglaterra é Anglicana, depois surgem os Batistas e metodistas.

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como conclusão podemos afirmar que:
·         A reforma foi uma proposta cristã não uma proposta dos protestantes;
·         Os protestantes são consequência e não causa da reforma;
·         A reforma nasceu no coração piedoso daqueles que não concordavam com a forma da igreja caminhar;
·         Toda instituição humana carece de reformas e mudanças. A Bíblia está acima da instituição seja ela católica ou protestante;
·         A igreja precisa de reformadores de tempo em tempos;
·         A leitura da Bíblia opera a verdadeira reforma que todo ser humano precisa – 2 Tm. 3. 16;
·         Toda mudança global tem dimensões políticas, religiosas e sociológicas.
(Conteúdo adaptado de aula ministrada na UNIPAC pelo Pr. José Roberto Limas da Silva).

2 comentários:

  1. A paz . Aquele estudo de ontem na Igreja foi misturado sobre os Pais da Igreja com a reforma ou estou enganado pastor me responda por favor.

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  2. A paz do Senhor Pastor José Roberto.Muito importante essas informações sobre a Reforma. Vou transmiti-la a outros. Creio que esse é um momento muito importante para que Deus levante reformadores, que tragam à luz, a verdadeira essência do evangelho do Senhor jesus e da sua igreja.E o seu ministério tem sido um grande instrumento dessa obra. Continue, vale a pena. Eu sou uma testemunha viva dessa obra e muito tenho dado glória a Deus por isso. (2Tm 2.1-4).

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