segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

UMA REFLEXÃO, UMA PERGUNTA E UMA RESPOSTA



QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

Texto Temático: Mateus 16´. 13 - 16
13 Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?
14 E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.
15 Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?

Introdução: A resposta a esta pergunta determina muito sobre a vida que temos no presente. A nossa resposta revela que lugar Jesus ocupa em nossa vida, mais do que isto, as minhas palavras demonstraram o conhecimento que tenho da pessoa de Jesus. Mas, então, quem é Jesus para você?
1-    Um profeta – Mt. 16. 14
·         O entendimento que você tem de Jesus é que ele é um grande profeta capaz de conhecer seu passado e seu futuro – Jo. 4. 19;
·         Para você ele é um profeta que opera grandes milagres como Elias fazia -  Lc. 7. 13 – 16;
·         Ele é um profeta que veio em nome de Deus pai para reconduzir o povo para o caminho de Jeová – Mt. 21. 10, 11;
·         Ele é o profeta que operou um grande milagre em sua vida – Jo. 9. 17.

2-    Um mestre – Jo. 3. 2
·         O nome mestre é o que mais é atribuído a Jesus no novo testamento. Amigos e inimigos viam na sua pessoa, um mestre – o nome mestre é citado mais de 60 vezes no novo testamento – Lc. 10. 25 – Rabbi é mestre em Hebraico, Rabboni em Aramaico e Didáskalos em Grego;
·         Jesus era um mestre por excelência. Seu conhecimento, sua didática, sua habilidade para ensinar e educar são verdadeiramente admiráveis – Mt. 7. 28 – Jo. 7. 14, 15;
·         Para você ele é um mestre que te ensina, que te inspira, que te educa – II Tm. 3. 16 – as escrituras judaicas são a obra literária mais valiosa e lida do mundo;
·         Para você Jesus é o único mestre que ensina as verdades eternas – Jo. 6. 68 – nenhum cristão será chamado de discípulo se não conhecer os ensinamentos de seu mestre. Jo. 6. 68.

3-    Cristo, o Filho de Deus – Mt. 16. 16
·         O reconhecimento de Jesus como Filho de Deus é essencial para sua salvação – Jo. 1. 10, 11;
·         Ainda que você não tenha conhecimentos maiores sobre Jesus como profeta, como mestre, mas você precisa conhecê-lo como Cristo. Este é um conhecimento que você não pode abrir mão - Jo. 17. 3 –
·         O conhecimento de Jesus como filho de Deus só é possível mediante revelação do Espírito Santo.
·         O mistério da encarnação precisa ser entendido para que você seja salvo. Só podemos conhecer verdadeiramente Deus na face de Cristo – Mt. 11. 27

Conclusão: A sua resposta, agora, dirá quem você é e que futuro te aguarda. Jesus é um profeta somente para você? Quem sabe um profeta e um mestre. Mas você precisa mais do que isto. Jesus precisa ser o Filho de Deus, o Redentor de sua alma, o Senhor de sua vida.

2 comentários:

  1. mispedrocerqueira@ig.com.br29 de janeiro de 2013 às 09:22

    Bom dia e a Paz do Senhor, bem vou começar dizendo quem era Jesus para mim: Jesus era um "cara" que eu tinha pena dele,todas as vezes que eu entrava em uma Igreja e via ele de braços abertos e manchado de sangue e uma corôa de espinhos sobre a sua cabeça eu começava a chorar de pena e dó. Mas hoje inverteu-se o quadro,eu não o vejo materialmente como o conseguia ve-lo e é ele quem me vê,quem me assiste e muitas vezes hoje continuo chorando mas é pedindo a sua misericordia e a sua verdadeira paz que so ele tem. JESUS é meu Mestre maior, meu Rei e é o Senhor da minha vida etc.................................

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação irmão Pedro. Jesus é digno de toda exaltação e nosso papel como cristão é fazê-lo conhecido assim como Ele é. Um abraço irmão Pedro!

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!