segunda-feira, 18 de novembro de 2013


O QUE VOCÊ GUARDOU AO LONGO DOS ANOS?

Texto: Jeremias 41.8

8  Mas houve dentre eles dez homens que disseram a Ismael: Não nos mates a nós, porque temos depósitos de trigo, cevada, azeite e mel escondidos no campo. Por isso, ele desistiu e não os matou como aos outros.


Introdução: Ao longo da caminhada guardamos muitas coisas e, também, jogamos fora muitas coisas. Nosso baú existencial é seletivo e nossas escolhas determinam o que ficará conosco e o que lançaremos fora de nossa história. Hoje, ao comemorarmos o aniversário da igreja, vamos pensar na história que você construiu aqui, que marcas deixou, que impressões recebeu. Você vai responder para si mesmo o que você guardou ou o que deixou de guardar ao longo de sua estadia nesta casa.

I-             Você guardou trigo e cevada?

1.            O trigo e a cevada são a base para a alimentação dos judeus. É com o trigo e a cevada que era feito o pão – Jo. 6. 9 e Joel 1. 11;

2.            Ao longo dos anos eu tenho acumulado bens que têm sustentado minha família e a igreja que eu congrego? Sou dependente de sustento ou tenho provido a minha igreja com meus bens?

3.            Meus celeiros têm reservas ou está vazio? Na minha história tenho produzido frutos? 2 Co. 8. 3;

4.            Eu posso dizer que as paredes da minha igreja contam um pouco da minha história? O meu trigo e a minha cevada foram entregues na casa de Deus para que houvesse pão com fartura – 2 Co. 8. 1 – 3

II – Você guardou azeite?

1-    O azeite é um dos elementos essenciais na vida do judeu. É usado como alimento, como cosmético, como combustível na iluminação, como medicamento e, sobretudo, com finalidades religiosas – Ex. 25. 6;

2-    O azeite é um tipo de combustível da vida. Os óleos são historicamente usados como combustíveis. O petróleo é o maior exemplo disto. Há azeite nos meus depósitos ou estou semelhante às virgens imprudentes? – Mt. 25. 3;

3-    O azeite é uma fonte de energia. O Espírito Santo é simbolizado pelo óleo, pelo azeite, e a presença dele em minha vida deve produzir poder – At. 1. 8;

4-    A minha história na igreja é uma história de poder? De conquistas? De vitórias? Ou de escândalos? Ou de conflitos? Ou de contendas. Os anos desta igreja contam minha história, seja ela positiva ou negativa, mas a minha história está escrita nesta casa – 2 Co. 3. 2 – a igreja de Corinto contava a história de Paulo.

III – Você guardou o mel?

1.    O mel era usado para dar o doce que era necessário nos alimentos – Ex. 16. 31 – era usado também como sobremesa ás refeições – Lc. 24. 42;

2.    O mel não era para ser oferecido à Deus como oferta (Lv. 2. 11), mas para ser usado na vida cotidiana como aquilo que adoça a vida. A terra que Deus dá mana leite e mel;

3.    Eu tenho em meus depósitos a doçura que a vida precisa? Eu sou uma fonte de doçura para meus irmãos? Tg. 3. 11;

4.    A sua presença tornou a Igreja mais doce e feliz? Você tem adoçado a vida ou trazido amargura para a igreja? At. 11. 22  - 24.

CONCLUSÃO: Uma história foi e está sendo escrita por vocês. O que foi escrito, está escrito, mas existe a história da igreja que está sendo escrita agora. Que história você quer construir a partir de hoje? Uma história de santidade, de paz, de bons relacionamentos?

7 comentários:

  1. mispedrocerqueira@ig.com.br18 de novembro de 2013 às 09:44

    Quando cheguei a igreja, tive varias promessas, guardei aquelas palavras mas achava que aquelas promessas eram dos pastores, tentei construir minha vida em cima daquilo que é visivel mas com o passar do tempo tive foi varias feridas,chagas que achei que não iriam fechar mais. Mas hoje vejo que as promessas são de Deus então tento contruir hoje uma vida de Santidade, sei que é dificil mas procuro a Paz e bons relacionamentos. Tenho otimos Irmãos(as)e sei que temos que buscar em Deus todas as coisas.

    ResponderExcluir
  2. mispedrocerqueira@ig.com.br18 de novembro de 2013 às 09:45

    Quando cheguei a igreja, tive varias promessas, guardei aquelas palavras mas achava que aquelas promessas eram dos pastores, tentei construir minha vida em cima daquilo que é visivel mas com o passar do tempo tive foi varias feridas,chagas que achei que não iriam fechar mais. Mas hoje vejo que as promessas são de Deus então tento contruir hoje uma vida de Santidade, sei que é dificil mas procuro a Paz e bons relacionamentos. Tenho otimos Irmãos(as)e sei que temos que buscar em Deus todas as coisas.

    ResponderExcluir
  3. Irmão Pedro, paz e graça! Obrigado pela participação sempre interessada. De fato, irmão Pedro, as promessas de Deus jamais nos frustrarão. Como a Bíblia ensina: Uns confiam em carros outros em cavalos, mas nós faremos menção do Senhor. Um abraço! P. S. Aula para nós na sexta.

    ResponderExcluir
  4. Linda mensagem Pr! Me sinto tão privilegiada, abençoada e grata a Deus.... A palavra transmitida através da Igreja e do Sr. Pastor tem sido o meu sustento para o meu crescimento espiritual, pessoal e profissional... Peço a Deus para que tenha misericórdia de mim para que eu possa guardar o trigo/cevada, o azeite e o mel.... Novamente que mensagem maravilhosa!!! Obrigada! Elaine Meira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã Elaine, paz e graça. O privilégio é nosso irmã Elaine pela comunhão fraternal em Cristo. Deus é assim, sempre bom conosco, e tudo que você tem experimentado através da nossa igreja e ministério é o sinal do cuidado que o Senhor tem com você. Deus te abençoe. Pr. José Roberto

      Excluir
    2. A paz do Senhor Pastor José Roberto. Que saudades das suas mensagens. Como ficou gravado em mim, a experiencia desse convivio e da visão desse ministério. Sou apaixonada pela igreja, e essa mensagem nos leva a refletir o nivel de comprometimento e responsabilidade que nos foi confiada pelo Senhor Jesus nessa obra. Somos fruto da igreja, a ela devemos muito. Obrigada a essa igreja pelo que ela fez por mim e pela minha familia. Como ela me faz falta. Amo voces.

      Excluir
  5. Irmã Arionete, Paz do Senhor!
    Obrigado por não se esquecer de nós. Sentimos saudades de todos vocês. Esperamos revê-los em breve. Obrigado, pelo apoio ao nosso trabalho. Abraços para o Handerson e as meninas. Pr. José Roberto

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!