quinta-feira, 3 de abril de 2014


QUEM É O HOMEM?
“Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e honra o coroaste - Salmo 8. 4, 5.”

O texto diz que o homem não é um ser angelical, e sim um ser mortal, mas que possui uma posição de honra e liderança entre as coisas criadas. Este é o grande conflito que atinge o ser humano, uma vez que ele foi criado para ocupar uma posição de honra, entretanto, precisa conviver com sua imperfeição e finitude.
A contradição se estabelece à medida que este possui uma alma imortal que precisa habitar num corpo perecível e mortal. Neste sentido, nenhum ser do universo vive o desafio da raça dos humanos, que ao mesmo tempo sofre as aflições de ter uma natureza pecaminosa, mas que deseja, ansiosamente, a eternidade (Ec. 3. 11).
A necessidade de se compreender e, por extensão, compreender o outro e a vida humana na terra vai permear a alma do ser humano de todas as épocas. Nesta busca é que vamos encontrar, na teologia, respostas satisfatórias, uma vez que, conforme conhecemos Deus, vamos conhecendo a nós mesmos. Logo o postulado de Sócrates, “conhece – te a ti mesmo”, pouco nos ajudará se, antes, não conhecermos o Criador.
Diante desta perspectiva é que temos como ponto de partida a pessoa do Criador, do projetista, do construtor do universo (Jo. 1. 3). Portanto, nossa abordagem sobre o homem (Antropologia) só ganhará legitimidade se partirmos destes pressupostos. E por isso toda investigação do homem a partir do próprio homem será sempre preconceituosa, parcial e imperfeita.

P. S – Para ampliar a reflexão acesse a página ANTROPOLOGIA –

Pr. José Roberto Limas da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!