segunda-feira, 26 de junho de 2017

UNIDADE DA IGREJA



Por que não somos tão unidos como poderíamos ser? Diamantina – 11/06/17
João 17. 21
21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
Um em essência
I Co. 12. 19
19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Um em qualidade, não em quantidade.
João 10. 30
30 Eu e o Pai somos um.
Um em essência
Introdução: Somos questionados, muitas vezes, quanto à falta de união e parcerias entre nós, cristãos protestantes. Os críticos têm razão? Será que não conseguimos andar em unidade? Será que possuímos uma unidade invisível? Será que sabemos o que é unidade? Uma coisa temos certeza: Não somos tão unidos quanto poderíamos ser. Mas por quê?

1-     Porque a unidade espiritual é baseada na essência, não na aparência- Jo. 17. 21 -
·        Pode ser que esteja nos faltando o entendimento sobre o que é unidade na essência – O parâmetro é como é a união do Pai com o Filho? Unidade de natureza, não de pessoas. O Filho é igual em natureza e diferente em personalidade – Jo. 10. 30;
·        A minha comunhão com meu irmão só é possível a partir de Cristo. É esta comunhão com Cristo que define minha relação com meu irmão. Se ela é íntima é realçado o que me une ao meu irmão, mas se ela é deficiente, é evidenciado o que me separa do meu irmão – porque eu só posso ser um com meu irmão em Cristo – Jo. 17. 21b. Se não tenho amigos na igreja, se não dou bem com a maioria é sinal claro que não tenho boas relações com o Cristo que está na vida de meu irmão;
·        A unidade é fruto da comunhão, não causa da comunhão. Podemos estar juntos e não sermos unidos, por nos faltar a comunhão (koinonos, partes comuns, parceria, sociedade, cumplicidade). É a comunhão que cimenta a união. At. 2.44;
·        A unidade não é uniformidade. Unidade fala de essência, uniformidade fala de forma e de aparência. Ser unido é ser íntegro, completo, uno, não fragmentado, não dividido. Unidade, também, não é unicidade;
·        A unidade é forjada no coração, através da comunhão, não somos capazes de fabricar unidade. Só a comunhão nos proporciona sentir o que Cristo sentia – Fp. 2. 5, 6 – sentimento de esvaziamento para gerar unidade com os irmãos.
2-    Porque não percebemos que a unidade espiritual não anula a diversidade individual – I Co. 12. 19.
·        A unidade espiritual é construída a partir da comunhão, onde descobrimos que não podemos ser iguais em pessoalidade – I Co. 12. 20 – somos, desesperadamente, diferentes uns dos outros;
·        Descobrimos que é inviável a ideia de uma unidade social na igreja (a igreja não pode ser um movimento social, como o MST, por exemplo), isto mataria a vida orgânica da igreja – onde estará o corpo se eu transformar todos os membros em um único membro – os arquétipo social do cristão ideal cai por terra – I Co. 12. 19;
·        A igreja é um organismo que vive da colaboração de cada membro. Ela precisa ser sistêmica, ou seja, que cada parte seja integrada e interagente com o meio (corpo). Conceito de Ecossistema: Comunidade de todos os seres vivos (biocenose) integrados e interagentes entre si e com o meio (Ecótopos)–1Co. 12. 25 – 27. Eu sou igreja, somente, quando estou com o outro;
·        A colaboração do cristão só será eficiente se suas individualidades (temperamento, dons, talentos e habilidades) forem percebidas, aceitas e integradas. A igreja que mata as individualidades se torna uma igreja bitolada, sectária, monolítica e indiferente à obra de Deus no seu entorno social – Atos 15. 4,5;

·        A religião que manipula e formata seus seguidores atrofia o corpo e empobrece o evangelho – Marcos 2. 18. O que é mais bonito? A floresta homogênea de Eucalipto, ou o bioma heterogêneo do cerrado (com sua diversidade de plantas, animais). O eucalipto com suas folhas bem delineadas, tronco reto e crescimento uniforme ou o pequi, o panã, o araçá, o murici com suas folhas rústicas, seus caules retorcidos e seu porte diferenciado?

Acesse a mensagem em> https://www.youtube.com/watch?v=LTVrlRgC4BE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!