domingo, 15 de outubro de 2017

REFORMA PROTESTANTE




OS FUNDAMENTOS DA IGREJA – RELEMBRANDO OS SOLAS DA REFORMA.

TEXTO:  I CO. 3. 10 -12
Introdução: A fundação da igreja está firmada em que? O cristão está fundamentado em que? Na obra missionária, na finalidade social, ou em ser um pronto socorro espiritual? Hoje vamos pensar em quais são os fundamentos da igreja? A reforma protestante respondeu a esta pergunta, alistando cinco fundamentos: Sola Cristo, Sola Escritura, Sola Graça, Sola Fé, Sola Glória. Hoje vamos falar dos dois primeiros fundamentos.

1-    Fundamento 1 – Cristo, o Filho de Deus – I Co. 3. 10 – 12
·        A nossa fé não está firmada na instituição Igreja, mas na pessoa de Cristo – I Co. 3. 11;
·        A nossa fé está firmada na suficiência da pessoa de Cristo – Jo. 11. 25, 26;
·        A nossa fé no Filho de Deus é que nos garante a vida eterna – I Jo. 5. 11, 12;
·        Só Cristo nos revela o verdadeiro Deus – nenhuma tradição religiosa, nem uma experiência mística (Maomé, recebendo a mensagem do anjo Gabriel), nem uma revelação (Os Mórmons) – Hb.1.3–Jo. 10. 31.

2-    Fundamento 2 – As Escrituras Sagradas – 2 Tm. 3. 16
·        As Escrituras Sagradas são o registro confiável da parte de Deus – 2 Tm. 3. 16;
·        As Escrituras contêm as informações necessárias para conhecermos a pessoa de Jesus – Jo. 5. 39;
·        As Escrituras Sagradas são as palavras do próprio Deus para despertar a nossa fé – Rm. 10. 17;
·        As Escrituras Sagradas originais são infalíveis e inerrantes – Jo. 10. 35 e Jo. 17. 17 – o papa não é infalível, nem o bispo, nem o padre, nem o pastor. Todos eles são pecadores falíveis – Lc. 5. 8,II Tm.1. 15.


RELEMBRANDO OS SOLAS DA REFORMA- FUNDAMENTO TRÊS
Por que a glória é somente de Deus?
Textos:
Salmo 115. 1
1 Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.
Isaías 42:8 
Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.
Isaías 45. 5, 6, 8
5 ¶ Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces.
6  Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro.
8  Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro.

Introdução: A reforma protestante estabeleceu que a glória de Deus não pode ser compartilhada nem com anjos, nem com santos, nem com homens, nem com a igreja. Na idade média, a igreja católica havia assumido a condição de mediadora de salvação na terra, através dos sacramentos e das indulgências. A reforma vai reagir, gritando bem alto: Soli Deo Glória (glória, somente a Deus).

1-    Por que a criatura não pode assumir a glória que é do Criador.
·        Existem muitas criaturas, mas somente um criador – Isaías 45. 9 e Rm. 9. 20;
·        A criatura é frágil, sujeita e limitada, enquanto o criador é onipotente, ilimitado, eterno e soberano – Jo. 14. 1, 2; I Pd. .1 24;
·        A criatura não tem do que se gloriar, pois não possui glória própria. Tudo que existe de bom na criatura é reflexo do seu criador – duas ilustrações: a) Visita de Richard Dawkins – autor de “Deus um delírio”, onde crítica a fé dos cristãos, precisou da ajuda da semelhança de Deus (reportagem do G1 de São Paulo) - b) famoso filósofo Friederich Nietzche que propagou a ideia da morte de Deus na cultura ocidental, passou os últimos 11 anos (louco) no colo de sua mãe, fiel serva de Deus – frase de Nietzche[1] ;
·        O homem não deve se gabar daquilo que não possui, pois tudo que possui é cedido, emprestado – Jr. 9. 23, 24.

2-    Por que Deus não divide sua glória com ninguém – Is. 42.8
·        A sua condição de Deus o impede de admitir que qualquer criatura se coloque como concorrente – Isaías 45. 5, 6;
·        A idolatria de imagens de escultura é uma clara ofensa a Deus porque é uma tentativa de transferir parte de sua glória para os seres representados nas imagens (sejam homens, anjos ou demônios) – Isaías 42.8;
·        Qualquer criatura que se atreva a roubar a glória de Deus será destruída – Atos 12. 21 – 23 – Isaías 14. 12 – 15;
·        A glória de Deus está associada a sua posição de único Deus e responsável pelo destino do universo. Isto é intransferível e incompartilhável, portanto, toda glória pertence a Ele – Isaías 45. 8.



[1] “O cristianismo foi, até o momento, a maior desgraça da humanidade, por ter desprezado o Corpo.” – Frase de Nietzche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!