segunda-feira, 11 de março de 2019




DA PREEMINÊNCIA DO LOGOS SOBRE O MITO NA TEOLOGIA E SUA CONSEQUENTE REPERCUSSÃO NA FILOSOFIA.
Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ λόγος, καὶ ὁ λόγος ἦν πρὸς τὸν θεόν, καὶ θεὸς ἦν ὁ λόγος.
No princípio era o Verbo (Logos), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus – Jo. 1. 1
Na filosofia, a manifestação do Logos (Razão) foi precedida por um longo período de compreensão mítica do mundo (mito). Na teologia, diferentemente, o Logos se manifesta no início de tudo, ou seja, na criação. Ele é o ponto de partida para a compreensão da realidade material e espiritual. A incompreensão, o agnosticismo, a ignorância a respeito do Logos, faz o homem criar o Mito. O Mito não tem existência própria, ele é criação do homem.
Neste sentido, temos, originalmente, como ponto de compreensão do mundo, a manifestação do Logos, não obstante, a posterior queda do homem, que o empurra para uma leitura mítica da realidade. O mito é o pai da religião alógica, ou seja, da religião desprovida do Logos.
Resumidamente, a Filosofia é duplamente precedida pela Teologia, seja a teologia original, fundada no Logos, seja a teologia posterior, influenciada pelo Mito. Desta forma, na historia da Filosofia, a Teologia se posiciona como matriz antropológica e epistemológica e, sendo assim, só podemos fazer uma leitura segura e honesta da filosofia se considerarmos seu passado teológico.
Agora, falando religiosamente, para você querido irmão!
A Bíblia diz que o Filho de Deus estava no princípio, criando todas as coisas (Jo. 1. 2). Por isto, Jesus, como Verbo/Logos eterno de Deus, tem preeminência sobre todo ser, coisa e objeto, “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele (Cl. 1. 16). A primazia de Cristo na criação exige que a primeira compreensão, a primeira sabedoria, o conhecimento essencial seja a partir dele. A realidade e os fatos não podem ser compreendidos senão a partir de Cristo. Por tudo que foi dito, fica mais fácil entender o que Paulo quis dizer, quando afirma: Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!(Rm. 11.36).

Pr. José Roberto Limas da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!