segunda-feira, 30 de março de 2020


A PROVA DE QUE SE É UM CIDADÃO DO REINO DE DEUS?
Texto básico: Mateus 25.
34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;
36 estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.
Introdução: A experiência de conversão é subjetiva e pessoal. As evidências de salvação são íntimas e individuais, mas os sinais desta conversão se percebem na forma como lidamos com os demais seres humanos. Hoje, veremos alguns destes sinais.
1- A capacidade de partilhar as coisas básicas da vida – comida e bebida
·       Jesus nos faz ver nossa condição primeira, que é saber que somos iguais a todos os humanos – precisamos basicamente das mesmas coisas – comer e beber – ser cristão é se reumanizar... Mt. 25. 34;
·       A comida que a terra produz não pode ser somente nossa. Somos, apenas administradores dos recursos que ela nos oferece – Ec. 5. 9;
·       O pecado nos faz egoístas e avarentos. Jesus nos liberta da avareza, nos ensinando a compartilhar nosso pão – Atos 4. 34, 35.

2- A capacidade de empatizar com a carência do outro – sem casa sem roupa (forasteiro e desnudo)...
·       Ser capaz de preencher as brechas existenciais por compaixão do outro - Gn. 3. 10, 11;
·       Reservar espaço em sua vida para a presença do outro- Hb. 13. 2 – a vida não pode ser do seu tamanho...
·       Compaixão com os que estão fora do sistema, dos que estão à margem da vida e das oportunidades: pobres, iletrados, incompetentes, inadequados, desprovidos – Lc. 4. 18.
3- A coragem de adentrar a realidade de sofrimento do outro – doente e preso
·       Ousadia para se deslocar até o sofrimento, quando o outro não é capaz de pedir ajuda – Hebreus 13. 3;
·       Ir até o ambiente de sofrimento e levar esperança – 2 Tm. 1. 15 – 17;
·       Ser capaz de tocar a realidade daquele que está marginalizado pela doença – Mt. 8. 2, 3.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!