sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Crônicas da Vida

A MINA ESTÁ VAZIA

“Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto (Mc. 16. 6).

A experiência da retirada dos mineiros da mina em que estavam soterrados nos faz lembrar a experiência do túmulo vazio. Quando as mulheres chegaram para perfumar o corpo de Cristo, foi lhes anunciado que o túmulo estava vazio (...Ele não está mais aqui...).

O túmulo vazio é o testemunho da ressurreição de Cristo.

O resgate dos mineiros chilenos nos faz lembrar também do fim dos tempos quando a terra dará os seus mortos (ressurreição dos homens).

Ontem (13/10/2010) a terra devolveu os corpos cansados cansados dos mineiros, com seus corações carentes e angustiados pela longa separação da família. Semelhante, naquele dia (na Ressurreição), todos os que morreram em Cristo se reuniram a sua família celestial para nunca mais se separarem.

As experiências terrenas reproduzem algumas nuances do reino espiritual, vejamos algumas semelhanças na experiência dos Mineiros Chilenos:

Eles estavam num ambiente de trevas (dentro da mina) – Igualmente o homem sem Cristo está perdido e em trevas (Rm. 3. 23);
Eles aguardavam um libertador, não lhes era possível sairem pelas suas próprias forças – Jesus é o libertador da raça humana, que não tem forças para vencer o pecado (Cl. 1. 13);
O resgate de cada chileno foi individual – A salvação do homem, também, é individual – Mc. 16. 16;
Os socorristas foram enviados para auxiliar no envio dos mineiros de volta a superfície da terra – Lembre-se que os anjos são os nossos socorristas enviados por Deus para ministrar em nosso favor (Hb. 1. 14);
O caminho de volta a superfície através da cápsula era apertadíssimo. O caminho de volta para Deus é estreito e apertado – (Mt. 7. 14);
Houve alegria profunda e intensa (em toda a terra) no resgate de cada mineiro chileno. No céu há regozijo e alegria quando um pecador se arrepende e volta-se para Deus – (Lc. 15. 17).

Sendo assim, a mina vazia é um recado urgente para cada morador do planeta no sentido de que a vida não deve ser vivida num ambiente de trevas, privado da liberdade e oprimido pela solidão.

Pois o homem é um ser planejado para a liberdade e a felicidade, mas sem Cristo ele é apenas um mineiro soterrado, envolto em trevas, infeliz e condenado a morte.

Entretanto, este não é o propósito de Deus para você, pois: “ Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” (Gálatas 5:1 RA)

Um comentário:

  1. Como sempre vou fazer o primeiro comentário. Creio que a vida é rica demais para que passe despercebida nos noticiários. Cada fato novo nos mostra uma faceta da vida. É somente olhar e interpretar os fatos. E você o que pensa?
    Pr. José Roberto

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!