terça-feira, 19 de abril de 2011

PÁSCOA, UMA FESTA CRISTÃ???


ENTENDENDO O SIGNIFICADO  TEOLÓGICO  DA PÁSCOA

“Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.” Êxodo 12. 11.

A Páscoa é uma festa bíblica, mas não é uma festa cristã. A páscoa é uma instituição judaica,e, sua celebração era um memorial da libertação do cativeiro egípcio. Seu ritual e sua dinâmica de culto visavam conservar na memória do povo judeu a grande intervenção de Deus na história dos hebreus, enquanto escravos debaixo da mão de Faraó.

A festa da páscoa não é para ser celebrada pelos cristãos pois pertenceu a uma dispensação, que é da Lei. E a Bíblia é clara em dizer que a lei e os profetas duraram até João Batista somente (Lc.16. 16). Não bastasse isto o apóstolo Paulo deixa claro que o fim da Lei é Cristo (Rm. 10.4).

O que podemos e devemos fazer é analisar o significado teológico da celebração da páscoa, isto não somente é bom, como necessário. Devemos analisar, interpretar e aplicar adequadamente o significado teológico desta festa.

Abaixo tiramos algumas idéias que poderão ser importantes para nossa reflexão:

Texto: Êxodo 12. 11

  • A idéia da páscoa é a de uma saída apressada de um ambiente de sofrimento;
  • Era necessário estar vestido, calçado e preparado para uma jornada;
  • A Páscoa aponta para uma mudança de estado – de escravo para liberto;
  • A Páscoa é a ação de Deus em favor dos oprimidos – 430 anos de escravidão;
  • A Páscoa é a ação de Deus em nos libertar da idéia de sermos escravos – Gl. 5. 1
  • Podemos ser livres no corpo e presos na alma, o que é pior;
  • A Páscoa não é uma festa de comilança, mas de preparação para uma grande mudança;
  • Não bastava comer o cordeiro da páscoa, era preciso entender o significado desta atitude;
  • o cordeiro significava a proteção e a provisão – o sangue protegia, a carne alimentava;
  • A Páscoa era um aviso de que a qualquer momento eles precisavam estar prontos. Muitas oportunidades exigem resposta rápida;
  • Antes da mudança precisamos estar preparados para ela – durante a mudança não há tempo para preparações – era preciso estar vestido, calçado e equipado;
  • A Páscoa é a proposta de Deus para uma mudança profunda no estilo de vida. O escravo não pensa, não sonha, não idealiza. O homem livre é pensante, sonhador e empreendedor.



José Roberto Limas – 19/04/2011


6 comentários:

  1. Não tem jeito, o primeiro comentário é meu. Penso que não é razoável reintroduzirmos práticas vetero-testamentárias que já foram superadas pela graça do evangelho. A luta do judaismo para sufocar o cristianismo no seu nascedouro (basta ler gálatas e colossenses), tentando fazer do cristianismo, apenas, um segmento seu, deve ser lembradas pelas igrejas evangélicas. Atualmente muitas igrejas, com tendências judaizantes, insistem na celebraçao de festas (Páscoa, Tabernáculos etc), cujo sentido e razão de ser pertencem a velha aliança. Penso que isto é um deserviço ao evangelho de Jesus Cristo. Bom gente, já falei muito, digam alguma coisa aí! Quero saber de vocês. Abraços! Pr. José Roberto

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, meu comentário não conta está bem. Portanto, quem recebeu o email e está concorrendo á Concordância, deixe seu comentário. O primeiro leva a concordância. Mas é só até as 18:00 horas.

    ResponderExcluir
  3. A paz do senhor Pastor, entrei um pouco tarde, mas a desculpa é, estava trabalhando em viagem, rsrsrs
    Essa Semana tambem la em casa, estavamos meditando na palavra de Deus sobre a Pascoa, e lendo chegamos a conclusão, que a Pascoa é uma festa Judaica, não tendo assim nenhum motivo para comemorarmos, ja que não somos Judeu, No livro de Exodo, apos a libertação dos escravos que se deu inicio as festa da Pascoa, O que vejo hoje é que as pessoas não estão interessadas em saber o que significa ou não a pascoa, desde que não falte o Famoso Ovo...

    Claudinei Araujo -

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela participação irmão Claudinei. Pena que não foi em tempo hábil. Seu comentário é oportuno e é isto mesmo, as pessoas não percebem que estão sendo manobradas pelo mercado de consumo.

    ResponderExcluir
  5. Interessantíssima a Crônica do Pr. e o Texto sobre a Páscoa!!!
    É verdade que o povo de Deus lê pouco a Palavra (e eu me incluo neste rol)!!! O que tenho em mente com relação a todos esses fatos relacionados à igreja dos tempos atuais é que quem conhece a Palavra se liberta de todo esse misticismo. Como está escrito no Texto Sagrado "A a Verdade nos Liberta".
    Elaine de Fátima Meira

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário irmã Elaine. Seu comentário é pertinente e serve de incentivo para nossa militância. Abraço fraterno. José Roberto

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!