quarta-feira, 23 de maio de 2012

PRIMEIRA AULA

INTRODUÇÃO AO GREGO DO NOVO TESTAMENTO
(figura: www.picasa.com.br)



POR QUE ESTUDAR A LÍNGUA GREGA?
Estudar esta língua é o mínimo que podemos fazer para entender, no nascedouro, a revelação que Deus dá de sua natureza, caráter e propósitos.
Nesta perspectiva é que apresentamos aos caros alunos deste módulo a importância de se estudar o grego. Nutrimos a expectativa de que os estudantes de teologia possam entender que o aprendizado da língua não é opcional, mas sim essencial para a boa ortodoxia.

Estaremos neste módulo apresentando a parte introdutória desta matéria, salientando a importância de se conhecer e memorizar o alfabeto, em seguida estaremos lendo, transliterando alguns vocábulos e, se possível, estudando as regras de acentuação e pontuação.

RAZÕES PRIMÁRIAS - HELENIZAÇÃO
Quando Alexandre Magno resolveu levar a cultura grega às terras conquistadas pela Grécia (Helenização), não podia imaginar que esta influência pudesse subsistir por tanto tempo. Passados mais de 2300 anos, a cultura grega, sobretudo a língua grega continua deixando suas marcas no oriente e no ocidente.

A LÍNGUA – ÍCONE DA CULTURA
Não obstante, esta influência na arte, na literatura, nos esportes etc, há um fator de maior significado que é o fato do Novo Testamento ter sido escrito na Língua Grega Popular (Koiné).

À medida que os domínios gregos eram alargados e a cultura levada pelos mestres gregos, outro fenômeno mais importante e mais determinante para o futuro da humanidade estava a caminho, que era a preparação para a vinda do Cristo.

A LÍNGUA GREGA NO RELÓGIO DE DEUS

Paulo registra este fato na seguinte perspectiva: Vindo porém, a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei, para resgatar os que estavam sob a lei (Gl. 4. 4). A plenitude dos tempos aconteceu dentro de um contexto mundial em que a língua falada era o grego, e foi esta língua que Deus usou para registrar a maior revelação que Ele deu ao mundo acerca de si mesmo. Não podemos ignorar o fato de que esta é uma língua escolhida por Deus para se revelar.

HISTÓRIA DA LÍNGUA GREGA -
(O texto em azul (abaixo) é extraído e adaptado do livro NOÇÕES DO GREGO BÍBLICO de Lourenço Stélio Rega, Edições VidaNova.)
INTRODUÇÃO: A história da língua grega tem como ponto de partida, mais ou menos 1500 A.C., antes deste período, a história desta língua é indefinida. Os estudiosos Danna e mantey dividem o desenvolvimento da língua grega em cinco períodos:

1- Período formativo: Abrange o período de 1500 a. C., até cerca de 900 a.C., época de Homero.

2- O período clássico: Abrange o período de 900 a.C. até cerca de 330 a.C., época das conquistas Alexandrinas.

3- Período Koinê - Abrange o período de 330 a.C. , até cerca de 330 d.C. Neste período, a língua grega se tornou universal, devido a extensa colonização, grande união política e comercial das diversas tribos gregas, o intercâmbio religioso entre as tribos gregas e as famosas conquistas alexandrinas. Este grego é o que foi utilizado para a composição do novo testamento. A língua Koinê era uma simplificação do grego clássico (ático), também chamada de Helenístico, Koinê, significa dialeto comum.

4- Período Bizantino - Abrange o período de 330 d.C. até 1453 d.C. Neste período ocorre a divisão do império romano.

5- Período moderno - Vem desde 1453 d.C. até os nossos dias, sendo que este grego, tem certa semelhança ao Koinê.

O GREGO DO NOVO TESTAMENTO
O grego do Novo Testamento não é uma espécie de “idioma santo”. Como já vimos, é o grego koinê, a língua universal falada pelo povo daquela época. Embora o idioma utilizado para a composição do Novo Testamento fosse o grego, temos de lembrar que Deus utilizou escritores judeus (exceto Lucas) que utilizaram o idioma grego dentro de seu estilo (hebraico), impregnando - lhe seus traços característicos. Sem contar a influência que o Grego Koinê também estava sofrendo do latim que se propagava pelo império romano.

FONTES DE INFLUÊNCIA DO GREGO DO NOVO TESTAMENTO
Há ainda no grego do Novo Testamento palavras próprias provenientes do Antigo Testamento, da vida religiosa judaica, da vida e teologia da igreja cristã da igreja cristã primitiva e até da civilização secular daquela época.Enfim, Deus utilizou um idioma riquíssimo, como veremos no decorrer do estudo deste curso.

Que Deus nos abençoe nesta empreitada santa, que é a de conhecer a Palavra de Deus na sua língua original.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!