quinta-feira, 9 de agosto de 2012

TEMA: POR QUE É IMPORTANTE CRER EM DEUS?


Texto: Atos 17. 20 – 28


20 Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso.


21 Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades.


22 ¶ Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos;


23 porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.


24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.


25 Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;


26 de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;


27 para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;


28 pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.



Introdução: Ignorar a idéia de Deus não é possível. Crentes e ateus debatem fervorosamente sobre Deus. A idéia chamada Deus está presente na história e na vida de todos os homens. Seja pela crença na sua existência, seja pela tentativa de demonstrar a sua inexistência. O assunto não deve ser tratado somente na esfera religiosa, pois não é um assunto exclusivo da religião, pelo contrário, Deus é um assunto cósmico e envolve todas as criaturas do universo.


Por que é importante crer em Deus?


1- Por que há uma curiosidade natural pelo desconhecido – v. 20 – 23


- O homem se interessa pelo desconhecido porque transcende a sua capacidade de entender e revela as suas limitações (coisas estranhas – vide texto no verso 20) – a minha imperfeição aponta para uma perfeição, senão não haveria a sensação da imperfeição e da incompletitude;


- Outra questão a ser considerada é a que trata do interesse pelas coisas religiosas. Todos os homens, de todas as épocas apresentaram algum interesse pelas coisas religiosas. Até mesmo o que se diz Ateu, fala de religião com muita frequência;


- Quanto ao contexto da referência Bíblica, Atenas era a capital mundial da filosofia, o berço dos filósofos gregos e a cidade respirava profunda religiosidade (... acentuadamente religiosos... – vide versículo 22) – o mito, a religiosidade e a filosofia eram a essência do pensamento grego – Deus era uma idéia presente, até inconscientemente na vida do cidadão grego;


- Percebemos que a vontade de conhecer o desconhecido nos impulsiona o tempo todo. O desconhecido fascina. As pessoas buscam o desconhecido em busca de algo que seja, absolutamente, novo e diferente. Deus é a grande novidade na vida do homem. Ele consegue ser invisível, mas atuante; Eterno, mas presente; diferente, mas identificado conosco – v. 23.

 
2- Porque a compreensão do mundo só é possível a partir de Deus – v. 24 a 27;


- Deveria nos causar estranheza o fato de que com todo o conhecimento científico que a humanidade dispõe, ela ainda não conseguiu responder qual a origem da terra e do ser humano, perguntas estas que são elementares para a vida – A Bíblia, porém tem a resposta: O Deus que fez o mundo e tudo que nele existe v. 24;


- A Bíblia ensina como Deus fez a terra e como formou o homem. Esta verdade não pode ser desmentida pela ciência. O que a ciência faz é buscar outra resposta para a criação. Sabemos que até hoje não encontrou tal resposta


- Não podemos entender o homem, nem a criação de Deus a partir do homem, mas sim a partir do criador – Ele fez tudo de maneira planejada e definida (versículos 24 – 26). Deus nos conheceu no ventre da nossa mãe, e, embora, este estágio seja desconhecido por nós, é conhecido por Deus – Jr. 1. 5;


- A teoria da evolução propõe uma vida acidental, seriamos apenas um encontro casual de um espermatozóide e um óvulo. Mas sabemos que a vida biológica só é razoável e significativa a partir de Deus. Somos uma criação inteligente e proposital – Eclesiastes 3. 11 -

 
3- Porque a vida só pode ser usufruída a partir de uma perspectiva divina – v. 28


- Alienar – se de Deus é desplugar da fonte da vida. Não existe vida real separado de Deus – Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida;


- A vida só pode ser construtiva a partir de Deus. Sem Deus o nosso mundo começa e termina em nós. É um mundo sem graça e sem criatividade – A Bíblia diz que somos geração de Deus (v. 28);


- Separados de Deus somos criaturas obscuras e destinadas ao fracasso nesta vida e na futura – O texto diz que: nele vivemos e nos movemos (v. 28);


- Por fim, sabemos que o homem não se satisfaz com o que é igual ou inferior a ele. O homem, na sua essência precisa de Deus. Pode ser que ele não admita isto publicamente, mas sentira no seu coração aquele vazio que é do tamanho de Deus, como disse o poeta russo (Fiodor Dostoiévski).




6 comentários:

  1. Pensar sobre Deus deveria ser o primeiro e mais importante exercício de nosso corpo. Por falar em exercício os primeiros "atletas de Cristo" que deixarem seus comentários para esta postagem ganharão o livro
    "A divindade de Cristo, editora
    Fiel. Abraços e Deus te abençoe! Pr. José Roberto

    ResponderExcluir
  2. Este tem é muito interessante e atual, sendo sempre objeto de discussões acaloradas em torno da religião. Li um livro chamado "O Fator Melquisedeque" que mostra a revelação de Deus à povos "selvagens", sem nenhum contato com a humanidade. Neste livro é tratada com primazia a questão da revelação do "Deus desconhecido". Muito interessante a postagem do pr. José Roberto e nos conduz cada vez mais à certeza de que "todas as coisas convergem para Ele". Abraços!

    ResponderExcluir
  3. mispedrocerqueira@ig.com.br10 de agosto de 2012 às 10:07

    A paz do Senhor, bem vejo que a colocação do Pastor muito feliz e ja diz tudo quando disse que sem Deus a vida do homem começa e termina nesta vida. Quero dizer que muitos de nós eramos assim até conhecermos realmente um pouco do "mundo espirtual". Nós não tinhamos nenhuma pespectiva de vida alem ou aquem dessa vida. Eramos cegos em relação de vidas com Deus, como os proprios farizeus que estavam pensando ate no casamento apos morte, mas quando vejo Paulo falando que a coisa mais importante de sua vida é estar ao lado de Cristo isso ja deixa muito crente fascinado e correndo para a Salvação nos braços do Pai.

    ResponderExcluir
  4. Creio em DEUS, na Sua palavra e nas Suas promessas que se cumprirão em minha vida.

    Fabricia.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor, Pastor José Roberto.
    Realmente o fator DEUS está presente na vida de todos os homens. Consciente ou inconscientemente está manifestado a todos. Se fomos criados a sua imagem e semelhança, jamais o veremos a partir de nós mesmos.Mas interessante, que só o próprio Deus pode mover no coração do homem, todo e quaisquer entendimento sobre a sua pessoa e existência. Que bela reflexão o senhor nos propõe aqui Pastor.E porque insiste o homem, em fugir do seu criador? Como sou grata a Ele pela revelação a mim, da sua Pessoa e do seu poder. Abraço a todos. Sou muito grata a Ele também pela sua vida.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos quatros irmãos que postaram seus comentários. Todos os quatro ganharam o livro. Um abraço aos irmãos Pedro, Janete, Fabrícia e Arionete. Obrigado pela participação de vocês. O blog funciona melhor com a ajuda de vocês. Aqui encerra a promoção e vocês podem pegar comigo o livro.
    Deus abençoe! José Roberto

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!