terça-feira, 7 de agosto de 2012


Três cuidados necessários na leitura das Escrituras.
Texto: Jo. 5. 37 – 40

"O pai que me enviou, este é que tem dado testemunho de mim. Nunca tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma, e a sua palavra não permanece em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e elas mesmas são as que dão testemunho de mim, contudo, não quereis vir a mim para terdes vida."

Introdução: A Leitura da Bíblia é uma das obrigações mais sagradas para o cristão. Entretanto, esta leitura deve se acompanhada de alguns cuidados, senão a leitura ou a meditação fica limitada apenas a um exercício religioso que não toca nosso coração, nem muda a nossa conduta. Hoje vamos analisar três cuidados necessários na leitura das Escrituras.

Perigo 1 – Ler e estudar as Escrituras sem ouvir a voz de Deus –Jo. 5. 37a
1. As Escrituras são o registro da palavra de Deus. Entretanto, posso lê-las como meras narrativas interessantes e inspiradoras – Jo 5. 37

2. A Escritura me coloca no ambiente da revelação, entretanto, para ouvir a voz de Deus preciso ouvir com o espírito – Ap. 2. 29;

3. A leitura pode ser apenas uma decodificação de caracteres sem haver espaço para a revelação da palavra de Deus – Mt. 13. 15 – eles escutaram uma mensagem, mas não perceberam que Deus estava falando com eles;

4. A voz de Deus só pode ser ouvida quando o nosso coração está escutando também – Mt. 13. 15a.


Perigo 2 - Ler, mas não compreender ou interpretar a mensagem –Jo.5.37b
1. Os fariseus não conheciam a forma, a natureza, o jeito de Deus – eidos quer dizer aparência, imagem, forma. Eles liam sobre Deus, mas não sabiam quem era Deus;

2. Posso saber muito a respeito de Deus e não conhecê-lo pessoalmente – Jo. 5. 40 – internautas da religião – conhecimento virtual;

3. As Escrituras são para serem lidas e interpretadas. A interpretação exige atenção, devoção, conhecimento e intimidade – At. 8. 34;

4. A não compreensão ou a interpretação incorreta nos impedirá de ouvir a voz de Deus – Jo. 7. 52 - Is. 9. 1, 2 – Jesus era judeu de nascimento, Galileu de criação.


Perigo 3- Ler, mas não guardar a revelação que Deus está dando – Jo. 5. 38
1. A palavra que era lida pelos escribas, sacerdotes, fariseus e intérpretes não foi guardada. A palavra não permaneceu no coração – Jo. 15. 7

2. O que lemos e não guardamos não pode nos ajudar. Uma informação esquecida deixa de ser uma informação... Mt. 6. 3 – exemplo: Isaías 19. 24 – existe uma minoria cristã de assírios que vivem no Iraque;

3. O resultado final da leitura deve ser a memorização do que foi lido–Ap.1. 3;

4. Não devemos ler por ler, mas ler para aprender, guardar e praticar. A mensagem passa a fazer parte da nossa vida quando praticamos – Js. 1. 8

2 comentários:

  1. Graça e paz a todas e todos! Muito pertinente o tema sobre o cuidado na leitura, sobretudo em tempos de tamanho imediatismo como os atuais. Nos interessamos por leituras que tragam respostas rápidas e prontas (talvez seja este o motivo do sucesso dos livros de auto-ajuda, que há décadas figuram entre os best sellers). Para este propósito, ao meu ver, a Bíblia não se presta mesmo. Este livro maravilhoso respostas em forma de construções, que começam com uma base sólida e vão crescendo ao tempo do Senhor. A leitura da Bíblia passa pela vontade de ouvir, daí concordo com o texto quando este diz que o coração também tem que estar disposto a ouvir. Então seriam os ouvidos físicos e os da alma (coração) necessários para apreender as verdades que o Senhor Deus trás por meio de sua Palavra. Tenho 17 anos de vida espiritual e ainda me considero um bebê no tocante a precisar buscar sempre na fonte, ler sempre a Bíblia para moldar meus caminhos. Lembro do 1o versículo que decorei, há 17 anos atrás e que hoje me vêem com outro entendimento: "Lâmpada para meus pés e sua palavra e luz para meu caminho. "Salmos 119:105. Se esta lâmpada se apagar, em um momento qualquer da caminhada, eu me perco no caminho. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pastor. Como é maravilhoso perceber que a leitura prazerosa e minuciosa da palavra de Deus, nos fornece a cada passo dela um caminho novo, onde sempre seremos surpreendidos pela sua sabedoria e conhecimento.Como a luz dessa palavra nos leva a uma forma inexplicável de mudança de pensamento e aprendizado, nunca antes observado e alcançado pelas experiencias dessa vida.É um caminho sem volta, irmã Janete, onde parece que a cada passo nos sentimos mais sós, diante do mundo, e mais perto dessa verdade que nenhum homem pode compreender pelos olhos naturais."Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, já ha muito teria eu perecido na minha angustia". (Sl 119.92).

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!