segunda-feira, 27 de julho de 2015

TRÊS ATOS DE REJEIÇÃO



TRÊS ATOS DE REJEIÇÃO
Texto básico: Mateus 27. 1, 2

1 ¶ Ao romper o dia, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem;
2  e, amarrando-o, levaram-no e o entregaram ao governador Pilatos.

Πρωΐας δὲ γενομένης συμβούλιον ἔλαβον πάντες οἱ ἀρχιερεῖς καὶ οἱ πρεσβύτεροι τοῦ λαοῦ κατὰ τοῦ Ἰησοῦ ὥστε θανατῶσαι αὐτόν· 2 καὶ δήσαντες αὐτὸν ἀπήγαγον καὶ παρέδωκαν Πιλάτῳ τῷ ἡγεμόνι.

Introdução: Existem muitas formas de rejeitar a pessoa de Deus. Posso rejeitar objetivamente, como fazem os ateus, ou indiretamente, como fazem os religiosos. Os judeus, que tanto diziam amar a Jeová, rejeitaram sua pessoa, quando rejeitaram seu Filho. Ainda hoje, existem muitas formas de rejeitar a Deus. Vamos aprender três formas de rejeição:


1-    BARRANDO A OBRA DE DEUS – amarraram – no
·         Quando eles amarraram Jesus, eles estavam impedindo Jesus de continuar a obra de Deus;
·         Paralisaram as mãos abençoadoras de Jesus, considerando ilícito e desonesto o que ele fazia – desantes, na língua grega, pode significar aprisionar alguém por ato ilícito;
·         Deus se permitiu ser amarrado pelos homens. Os religiosos não queriam que Deus abençoasse as pessoas, para tanto eles estavam prontos para frear a obra de Deus pela força – Jo. 12. 9 – 11;
·         A igreja precisa de discernimento, senão em vez de trabalhar a favor da obra de Deus, pode trabalhar contra – Atos 14. 1 – 7. Os judeus pararam a obra de Deus em Icônio.



2-    AFASTANDO A PRESENÇA DE DEUS – Levaram - no
·         Removeram Jesus do seu campo missionário. Rejeitaram a presença de Jesus em seu território – Mc. 5. 16, 17;
·         Expulsaram Jesus da sua terra (Jo. 1. 11), retiraram as pessoas queridas da sua companhia;
·         Algumas atitudes demonstram se queremos ou não a presença de Deus em nossa vida – quando não tenho tempo para a oração, para a leitura da palavra, para estar na igreja é uma forma educada de eu estar dizendo que não faço questão da presença de Deus – Os. 13. 6;
·         Jesus não tinha espaço na vida daqueles religiosos porque Jesus não tinha utilidade para eles. Podemos afastar a presença de Jesus de forma passiva ou ativa, à medida que meu relacionamento com Ele é algo secundário. Apegagon (na língua grega) significa levar alguém à força ou simplesmente conduzir para outro lugar – Sf. 1. 6.

3-    NEGANDO CONHECÊ-LO – Entregaram – no
·         Traíram sua irmandade, considerando Jesus indigno de ser um filho de Abraão – entregaram Jesus para ser disciplinado pelos romanos;
·         Consideraram Jesus indigno de pertencer a sua pátria. Foi acusado de ser um traidor do seu povo, alguém que era motivo de vergonha para sua nação – Is. 53. 3;
·         A igreja precisa estar meditando nas Escrituras e em oração para que não venha negar a sua fé, quando for tentada por Satanás –Lc. 21. 36. Os judeus se aliaram a Satanás, inconscientemente, para levar Jesus à cruz – Mateus 27. 2;
·         A igreja é composta de membros de um mesmo corpo. Quando vou analisar o comportamento de um cristão preciso me lembrar que ele é um servo de Deus. Não devo entregá-lo nas mãos do inimigo, mas orientá-lo e ajudá – lo – Gl. 6. 1, 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!