segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

MENSAGEM DA VIRADA 2016/2017


O QUE FAZER QUANDO O SOFRIMENTO CHEGA AO FIM?
Gênesis 41.
39  Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu.
40  Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu.
41  Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito.
42  Então, tirou Faraó o seu anel de sinete da mão e o pôs na mão de José, fê-lo vestir roupas de linho fino e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro.
43  E fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Inclinai-vos! Desse modo, o constituiu sobre toda a terra do Egito.
44  Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, contudo sem a tua ordem ninguém levantará mão ou pé em toda a terra do Egito.
45  E a José chamou Faraó de Zafenate-Panéia e lhe deu por mulher a Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om; e percorreu José toda a terra do Egito.

Introdução: Num único dia Deus mudou a sorte de José para sempre. Treze anos de sofrimentos ficaram para trás. Aquela provação havia acabado. Um novo tempo se iniciava e José precisava estar preparado para este novo momento. Acreditamos que um ciclo foi terminado em 2016. Temos diante de nós um tempo em que determinados sofrimentos chegaram ao fim. Mas o que fazer quando o sofrimento chega ao fim?

1- Preparar-se para uma nova postura
·         Estar pronto para assumir uma posição de liderança. Não ter medo de influenciar pessoas – O Egito vai te ouvir – Gn. 41. 40, 41;
·         Com o fim do sofrimento haverá mudanças na sua posição no estrato social. O novo tempo exige mobilidade social (I Sm. 2. 8);
·         Entender que a sua posição exige uma adaptação a novos hábitos sociais – forma de vestir-se, lugares novos, hábitos novos – linho em vez de roupa de presidiário, palácio em vez de cela, comida fina em vez de quentinha etc – v. 42
·         Não se trata de algo que você buscou, nem que seja essencial para sua vida. Trata-se de um novo tempo em sua vida – v. 43 – Fp. 4. 12.

2- Provisionar o presente para enfrentar privações vindouras – Gn. 41. 48 - 50
·         O fim do sofrimento é um período temporário, por isto, devemos administrar com sabedoria os recursos presentes – Gn. 41. 48;
·         É preciso aproveitar os dias de paz e prosperidade é construir reservas para o futuro – celeiros em volta da cidade – recursos que podemos lançar mão deles no futuro;
·         Precisamos construir coisas boas e duradouras nos dias de descanso e paz – v. 50 – casar, ter filhos, estabelecer amizades frutíferas e estáveis;
·         É o tempo de recolhermos todas as bênçãos que Deus nos conceder. Não desperdiçar nada, para que no futuro tenhamos uma reserva – Gn. 41. 49 – Jo. 6. 12.

Texto complementar: Gênesis 45. 3 - 8
3  E disse a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque ficaram atemorizados perante ele.
4  Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
5  Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
6  Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita.
7  Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento.
8  Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito.

3- Acolher e perdoar os que lhe causaram sofrimentos – Gn. 45. 3 - 8
·         O fim do sofrimento, de maneira geral, é um atestado de que fomos testados e aprovados. Por isto precisamos acolher aqueles que nos feriram na caminhada até aqui – v. 4, 5;
·         Muitos estão sofrendo porque nos causaram dores e precisam do nosso acolhimento – os irmãos de José viviam tocados de remorsos – Gn. 42. 21, 22;
·         Apesar dos danos que sofremos eles faziam parte da pedagogia de Deus. Não devemos inocentar as pessoas, mas entender que existe uma soberania de Deus em tudo isto – Gn. 45. 5;

·         O fim do sofrimento é um tempo de acolher, perdoar e sustentar aqueles que precisam de nossa atenção – Gn. 45. 7 – somos os tutores destas pessoas. Deus confiou a nós estas vidas...

Um comentário:

  1. A paz do Senhor Pastor amado. Que preciosidade poder contemplar essa mensagem, como tantas outras preparadas pelo senhor com tanto zelo, sem jamais desprezar a própria revelação desse palavra. Gn 45 fala muito comigo, foi aí que me familiarizei com essa passagem da palavra de Deus e a poderosa obra do Senhor na vida e na história de José. Gn 45 sempre me fará lembrar o senhor, esse ministério Nova Vida. e sua real importância na minha vida e na minha história. Muito sou grata a voces por serem um instrumento vivo na minha vida, cumprindo em Gn 45.7, a boa obra de Deus em mim. Que Deus abençoe e prospere ricamente essa igreja, Que Deus abençoe o senhor, a Joelma, Julia, João e Sophia. Que em breve Deus me permita estar aí para abençoar e cooperar nessa obra, a que devo todo respeito e gratidão. Abraços. Arionete.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!