segunda-feira, 5 de março de 2018

POR QUE O MAL ESTÁ PRESENTE NO MUNDO?



Texto introdutório: Lucas 9
38 E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único;
39 um espírito se apodera dele, e, de repente, o menino grita, e o espírito o atira por terra, convulsiona-o até espumar; e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado.
40 Roguei aos teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam.
41 Respondeu Jesus: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco e vos sofrerei? Traze o teu filho.
42 Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai.

Texto1: Gênesis 2
16 ¶ E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Texto 2: Gênesis 3
6 ¶ Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
22 ¶ Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.

Introdução: A presença do mal no mundo é evidente. As obras dos homens e a situação do planeta mostram, claramente, que o mal tem atingido a humanidade e a criação. Muitas perguntas são feitas, como por exemplo, por que Deus permite o mal? Se Deus é tão bom porque o homem pode se tão mau? Por que o mal não cessa? Etc?
1- Por que o mal foi uma escolha feita pelo homem
·        O mal só pode surgir no mundo a partir da escolha do ser humano – Gn. 2. 16, 17 – Gn. 3. 6;
·        O mal não é eterno, mas temporal para o homem. Ele acontece em dado momento da história. Ele é fruto de uma escolha - Gn, 3. 22;
·        Deus não escolheu o mal para o homem e para a sua criação. O homem no exercício da sua liberdade optou pelo mal – Gn. 7. 29;
·        O mal não é uma condição original (a priori), mas uma escolha a posteriori, ou seja, o mal não podia entrar no mundo se o homem não optasse por ele – Rm. 5. 12. Adão carrega a raça toda em si. Suas escolhas determinariam o destino da raça.


2- Por que o mal continua sendo a escolha do homem
·        O pecado nos torna pecadores na natureza e na vivência, ou seja, somos pecadores na essência e nas relações sociais – Rm. 3. 10 – 12;
·        A redenção em Cristo Jesus quebra o domínio do pecado e livra-nos da condenação dele, mas não anula nossa natureza de pecador – Rm. 6. 14, Rm. 8. 1, Rm. 7. 15 – 19;
·        O fato de termos uma natureza pecaminosa nos leva a pecar em algum momento e isto alimenta o sofrimento e a dor neste mundo – 1Jo. 1. 8 – 10;
·        O pecado roubou o bem da humanidade, o pecado nos matou como raça. A morte física é o último capítulo do mal na vida do cristão – Rm. 6. 23. A obra de Cristo em nossa vida não nos deixa aprisionados pela morte e pelo mal. Rm. 8. 11 – I Co. 15. 54 – 57.


Um comentário:

  1. Boa noite e paz Pastor. Que mensagem libertadora. Que bom ouvir isso. Sim, somos pecadores. A religião faz a triste escolha de nos ocultar essa verdade, nos fazendo crer que somos bons. E ela nos mata, a todos nós, pela luta desesperada contra o mal, como se ele não existisse em nós. Que Deus continue te abençoando e usando para a pregação da sua verdade. Mas ainda assim podemos tirar boas coisas do bom tesouro. Obrigado. Essa palavra falou muitíssimo comigo. Que saudades das suas mensagens. Que saudades de voces. Abraços na família, que amo. Arionete.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!