segunda-feira, 15 de agosto de 2016

HOMENAGEM AOS PAIS

fonte: google imagens
 


QUAL O TIPO DE PAI QUE PODEMOS SER?
Texto: I Cr. 28. 10, 11.
10 Agora, pois, atende a tudo, porque o SENHOR te escolheu para edificares casa para o santuário; sê forte e faze a obra.
11 Deu Davi a Salomão, seu filho, a planta do pórtico com as suas casas, as suas tesourarias, os seus cenáculos e as suas câmaras interiores, como também da casa do propiciatório.

Introdução: Hoje é dia dos pais. Acreditamos que nosso papel, como pais, é especial e insubstituível. Hoje, não vamos criticar e questionar o que não conseguimos fazer até aqui. Vamos pensar no que podemos fazer daqui para frente. Qual o tipo de pai que podemos ser?

1- Pais que mostrem o caminho – I Cr.28. 11

  • Podemos ser pais corajosos que mostrem a verdade e o caminho certo para nossos filhos – a planta (vide texto) significa o projeto de vida ideal...;
  • Pais que sejam os primeiros mestres dos seus filhos – Pv. 4. 3, 4;
  • Pais que enfrentam os desvios dos seus filhos e os corrijam – I Rs. 1. 5, 6 – a compensação das nossas deficiências morais com concessões inadequadas é o caminho para o fracasso de nossos filhos.


2- Pais que andem no caminho

  • Podemos ser pais presentes que andam juntos com seus filhos – Pv. 22. 6;
  • Pais que saibam interpretar a cosmovisão dos seus filhos e a realidade sociológica dos seus filhos – conhecer a ideologia e o jeito de viver de seus filhos – Ex: o que é o Pokemom Go?[1]
  • Pais que eduquem à medida que caminham com seus filhos – Pv. 4. 3, 4. Educação e instrução na convivência e não apenas de forma legislativa.


3- Pais que facilitem o caminho – ICr. 29. 1, 2

  • Pais que procuram meios de pavimentar o caminho dos filhos, percebendo suas limitações e fragilidades – Salomão era novo e inexperiente – ICr. 29. 1, 2;
  • Podemos ser pais que se preocupam com a realidade emocional e conjugal de nossos filhos – Gn. 24. 1 – 4;
  • Pais que abram espaço para o progresso dos filhos – ICr. 28. 20 – Filho eu te mostro o caminho e te ajudo, mas vá você e faça (seja forte e faça a obra)!

Conclusão: Podemos ser pais melhores, basta querermos. Esta é a vontade de Deus para nós. Nossa família depende de nós. Vamos cuidar dela!



[1] Programa de produção de monstrinhos virtuais que se espalham por espaços geográficos (através do Google maps). Os caçadores de pokemons vasculham lugares possíveis onde estão estes monstrinhos (em monumentos, pontos turísticos, praças, lugares de grande concentração) – Perigos? Acidentes pela distração e risco ser alvo de ciladas de hakers, copiando dados do seu cadastro no Google. Qual a cosmovisão da geração de nossos filhos?  A interação entre o mundo real e o virtual – eles trafegam nos dois mundos. Para nossa geração o mundo virtual é irreal e fantasioso, já para nossos filhos o virtual interage com o real. Nossos filhos estão mais treinados no virtual e no computacional que na vida real dos relacionamentos (sinais de ansiedade, timidez, medo de falar em público, dificuldade de convivência – por outro lado, mais rápidos na solução de problemas profissionais, na obtenção de informações, no acesso às coisas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário. Ele é bem vindo!